Partilha e reflexão marcam Páscoa no Colégio Satc

Publicado em: 18 de abril de 2025

Partilha e reflexão marcam Páscoa no Colégio Satc
Foto: Divulgação/Satc

A Páscoa foi celebrada com significado especial no Colégio Satc, que promoveu uma semana repleta de atividades voltadas à reflexão, à partilha e à valorização dos sentimentos. As atividades realizadas com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio envolveram oficinas de pães, caça aos ovos, filmes educativos e um momento de compartilhamento do lanche, representando a importância de partilhar.  Alunos, professores e colaboradores vivenciaram iniciativas de acolhimento, resgatando o verdadeiro sentido da data, levando afeto, aprendizado e solidariedade para todo o campus.

Para a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli, a palavra que norteou as ações foi ressignificar. “Proporcionar momentos de reflexão e de ensinamentos sobre valores humanos faz parte da construção do saber das crianças até os adultos. Pensando nisso, a Satc programou uma semana repleta de atividades em celebração à Páscoa, que nesse ano teve como foco a partilha, relembrando o verdadeiro sentido desse ato e de ressignificarmos os momentos que estamos vivendo”, afirmou.

Dia de encantamento e significados

As turminhas da Educação Infantil tiveram dias intensos de preparação. Histórias, brincadeiras, atividades em inglês, cineminha e oficinas foram cuidadosamente organizadas para envolver os pequenos no universo lúdico e simbólico da Páscoa.

Um dos momentos mais marcantes foi a ‘Oficina do Pão da Partilha’, em que as crianças prepararam pãezinhos. “Nós preparamos esses três dias com atividades bem lúdicas, histórias, brincadeiras, trouxemos a questão da língua inglesa com a atividade de caça aos ovos. Tivemos também o cineminha mostrando o verdadeiro sentido da Páscoa. Esse significado também foi trazido na nossa oficina do Pão da Partilha. O pão, sendo um símbolo tão especial da Páscoa, é levado para casa para ser dividido com aqueles que amamos”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Luciana Peruch Ferreira.

A semana foi encerrada com um lanchinho divertido, onde os pequenos protagonizaram a confeitaria de bolinhos de cenoura e participaram de atividades criativas, como pintura e confecção de orelhinhas de coelho. “Nossos momentos representaram tudo que envolve essa data, tivemos a história com uma coelhinha, o renascimento de Jesus com o pão. Esses são símbolos que fazem parte da construção de memórias dos alunos sobre o que é a Páscoa. Foi sobretudo de uma forma simples, mas com muito significado”, destacou Luciana.

Acolhimento e solidariedade

As turmas do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, também vivenciaram momentos especiais. Entre reflexões sobre a vida e atividades de acolhimento, os alunos foram convidados a olhar para dentro e ao redor, valorizando o tempo e as pessoas. O momento de partilhar o lanche envolveu os alunos do 1º ao 5º ano, em um pique nique especial nos campos da escola

Já os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais participaram da campanha ‘Ressignificando a Páscoa para fazer o bem’, que promoveu a arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. Desde a criação dos cartazes até a entrega das doações, os alunos estiveram envolvidos em todas as etapas, desenvolvendo empatia e senso de responsabilidade social. As doações foram encaminhadas a instituições parceiras da Satc.

“Sabemos que as ações são importantes porque envolvem o cuidar do outro, o ajudar, o fazer o bem. E vivenciando essa época de Páscoa onde os alunos, as famílias estão mais sensibilizadas pela data e as questões que envolvem a fé, nós entendemos que seria importante fazer esta campanha. Nosso objetivo foi de envolver ainda mais as crianças e os adolescentes, para que tenham mais empatia, mais competências socioemocionais em relação ao cuidado com o outro”, pontuou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Sandra Marcon.

Para os estudantes do Ensino Médio, um momento de reflexão sobre a vida e os caminhos que querem trilhar foi conduzido pelos jovens, Marco Pizzolo e Vitória Martinello Pizzolo. E a hora da partilha dos lanches encheu de sorrisos as turmas e professores.

Um gesto doce com os colaboradores

E a celebração pascal não ficou restrita aos alunos. Os colaboradores da Satc também receberam uma surpresa especial. Um casal de coelhinhos percorreu os corredores da instituição, distribuindo doces e sorrisos, em uma ação promovida pelo Setor de Gestão de Pessoas.

Durante a semana a comunidade escolar e os colaboradores aproveitaram para registrar o momento com fotos, brincadeiras e muito carinho.

 

Informações UNISATC

  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile