Publicado em: 24 de março de 2025
Foto: Prefeitura de Treviso/DivulgaçãoO município de Treviso está planejando o desenvolvimento de uma nova área industrial, com previsão de conclusão nos próximos quatro anos. O projeto já está em andamento, e o Governo Municipal iniciou os estudos para definir o local da construção e os tipos de empreendimentos que serão incentivados. Para viabilizar a iniciativa, um empréstimo de R$ 2 milhões foi garantido junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O secretário de planejamento da Prefeitura de Treviso, Zander Losso, destacou que a cidade já conta com uma área industrial existente, localizada na entrada do município. Este espaço está em funcionamento há cerca de 20 anos e abriga empresas nos setores de mineração, reciclagem de plástico, fundição e pequenos negócios.
“Com este novo projeto, que faz parte do nosso plano de governo, queremos evidenciar a necessidade de expandir nossa área industrial. A área atual já está saturada e não há mais espaço para novos empreendimentos. Queremos criar um novo espaço que possibilite o aumento da oferta de empregos e o crescimento econômico da cidade, gerando mais renda para a população”, explicou Losso.
Áreas de ACP do Carvão
De acordo com o secretário, a principal dificuldade para a execução do projeto é a escassez de áreas planas em Treviso. Para resolver esse problema, a prefeitura pretende investir nas áreas de ACP do Carvão, que foram recuperadas pelo Governo Federal. O município possui 27 hectares de terreno nessas áreas, anteriormente ocupadas pela Carbonífera de Treviso, que faliu há oito anos.
“Nosso objetivo agora é dialogar com o Ministério Público Federal para definir o uso adequado dessas áreas. Se conseguirmos a aprovação, os R$ 2 milhões destinados à compra do terreno poderão ser direcionados diretamente para a infraestrutura da nova área industrial. Essas áreas de ACP estão ociosas, e queremos transformá-las em um polo industrial”, afirmou o secretário.
Uma audiência pública sobre o tema será realizada em abril, para discutir o projeto com o Ministério Público Federal. Como o projeto ainda está na fase de estudos, a data para o início da construção e inauguração da nova área industrial ainda não foi definida.
Com informações do portal Engeplus
25 de setembro de 2024
7 de novembro de 2024