Urussanga: Evento “Caminho das Águas” conscientiza a população nesta sexta

Publicado em: 19 de março de 2025

Urussanga: Evento “Caminho das Águas” conscientiza a população nesta sexta
Foto: Divulgação/Prefeitura de Urussanga

A Praça Anita Garibaldi, em Urussanga, será o local da primeira edição do evento “Caminho das Águas: Preservar Hoje e Garantir o Amanhã”. A atividade ocorrerá nesta sexta-feira, 21, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30, integrando a programação da Semana da Água. A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria do Meio Ambiente (DMA), e pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Espera-se que mais de 400 alunos de escolas municipais e estaduais participem do evento, além da comunidade local. “A segurança hídrica futura depende diretamente da conscientização sobre a preservação. Apenas com educação e boas práticas conseguiremos garantir um abastecimento sustentável para as gerações vindouras”, destaca o vice-prefeito e diretor do Samae, Renato Bez Fontana.

O Samae, a DMA e diversas secretarias, como as de Desenvolvimento, Saúde, Educação, Cultura, Agricultura e Assistência Social, além do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, estarão envolvidos na realização do evento. Escolas municipais e estaduais também participarão, com alunos do terceiro ao quinto ano sendo convidados para uma vivência educacional sobre a preservação da água.

O objetivo principal do evento é sensibilizar a população sobre a importância de conservar os recursos hídricos, promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis e sanitárias adequadas. “A programação interativa contará com estandes temáticos, atividades práticas e educativas, abordando temas como gestão da água, contaminação de lençóis freáticos, qualidade da água e combate ao desperdício”, explica a engenheira ambiental da DMA e coordenadora do projeto, Camila Colossi Felippe.

Programação variada

A programação incluirá atividades como simulações de contaminação de lençóis freáticos, demonstrações do Samae sobre o funcionamento do tratamento de água, testes de qualidade da água, oficinas de combate ao Aedes aegypti e a doação de mudas nativas frutíferas — 75 mudas serão entregues no período matutino e outras 75 no período vespertino. Também ocorrerá uma exposição de desenhos, com premiação para os melhores em cada categoria, e uma contação de histórias acompanhada de música.

  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile