Publicado em: 13 de março de 2025
Foto: Divulgação/UnibaveO professor de Artes do Colégio Unibave, Thyago Costa Medeiros, teve suas fotografias exibidas durante a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizada no início do ano no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. A obra apresentada é uma série fotográfica chamada Retratos do Sensível, que teve como cenário o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans.
Das cinco imagens que compõem a série, três foram selecionadas para a exposição. “Foi uma experiência gratificante. Jamais imaginei, logo no início de 2025, ver meu trabalho exposto em um local tão distante de casa e ainda receber feedbacks tão positivos sobre o que produzi”, comentou Thyago. Para o professor e artista, esse reconhecimento serve como um impulso para seguir levando sua expressão artística a novos horizontes. “São os pequenos detalhes que, passo a passo, formam o que realmente importa”, ressaltou, enfatizando sua compreensão do processo criativo.
As obras de Thyago também foram exibidas em dezembro, na inauguração da Galeria de Artes Paulo Afonso Dalponte Pereira, em Orleans.
O evento
A Bienal reuniu milhares de estudantes, artistas, produtores e agentes culturais em um grande encontro da juventude brasileira. O festival de arte e cultura estudantil promoveu debates sobre temas como cultura, arte, educação e reforma universitária.
As fotos
A série Retratos do Sensível explora as conexões entre memória e sentimento, utilizando a fotografia como um meio de expressão emocional, poética e ancestral. Cada imagem não apenas captura um momento, mas também preserva vestígios de um tempo que persiste, traduzindo o afeto em fragmentos visuais que se comunicam com o invisível e o intangível.
“Minhas fotografias são mais do que registros; são fragmentos arrancados do tempo, pulsando com memórias, sensações e histórias não contadas”, descreve Thyago. Para ele, as imagens se tornam portais feitos de emoções e momentos que insistem em permanecer.
Colaboração: Antonio Rozeng/Unibave
19 de setembro de 2024