Publicado em: 13 de março de 2025
Imagem IlustrativaO Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), através do grupamento de Lauro Müller, emitiu uma nota de esclarecimento alertando a população sobre a circulação de e-mails falsos com boletos anexos, tentando induzir vítimas a realizar pagamentos indevidos em nome da corporação.
A fraude consiste no envio de mensagens eletrônicas que utilizam o nome do CBMSC de maneira indevida, solicitando a quitação de supostas taxas. Diante disso, o Corpo de Bombeiros esclarece que não realiza cobranças por e-mail e que todas as taxas oficiais podem ser geradas exclusivamente pelo site oficial da corporação.
Atualmente, o CBMSC realiza a cobrança apenas de taxas relacionadas à Segurança Contra Incêndio, conforme previsto na Lei Estadual nº 7.541/1988. São elas:
Vistoria de Habite-se
Análise de Projetos
Vistoria de Funcionamento
Os cidadãos que precisarem gerar boletos referentes a essas taxas devem acessar diretamente o portal oficial do CBMSC (portal.cbm.sc.gov.br) ou entrar em contato com o Serviço de Segurança Contra Incêndio do município pelo WhatsApp (48) 9 8871-5935.
Além disso, caso seja necessário o envio de e-mails, a corporação sempre utilizará endereços oficiais, que seguem o padrão @cbm.sc.gov.br.
O CBMSC reforça que não é prática da corporação enviar e-mails com aviso de taxas em aberto. Caso receba alguma cobrança suspeita em nome dos bombeiros, o cidadão deve evitar realizar pagamentos antes de confirmar a veracidade da informação.
Para esclarecer dúvidas ou denunciar possíveis tentativas de golpe, a recomendação é procurar o Serviço de Segurança Contra Incêndio do município.
10 de fevereiro de 2025