Publicado em: 7 de janeiro de 2025
Um novo ciclo está iniciado no Tricolor Carvoeiro. Na manhã de ontem, o técnico Zé Ricardo foi apresentado oficialmente como comandante do elenco profissional. O treinador garante que a expectativa é grande de fazer um trabalho de conquistas, reformulação e de uma grande história. “Esse tempo no futebol me deu a convicção que o principal aspecto que rege uma equipe é um bom ambiente de trabalho, mas que não fuja das nossas responsabilidades. O Criciúma é um local de jogadores que tenham fome de representar a cidade e de jogar. Tudo o que vamos fazer no dia a dia e no campo, tem que fazer com que a torcida se sinta representada”, diz.
Para o comandante, não podem faltar comprometimento e bom ambiente de trabalho. “A gente vai, dia a dia, falar e mostrar para esses jogadores que trabalho e comprometimento não podem faltar, sempre olhando no olho, porque é assim que o futebol e as relações humanas exigem. Sempre tentando potencializar os nossos atletas, porque se a gente conseguir, independente da idade, fazer com que o atleta se sinta importante e desafiado a crescer, certamente a gente vai conseguir tirar o melhor deles. Tirando o melhor deles, a gente vai ter uma equipe comprometida e competitiva”, pontua.
Zé Ricardo se sentiu atraído pela seriedade que o Criciúma apresenta. E isso fez com que ele aceitasse a proposta de assumir o Tricolor Carvoeiro. “Dentro das possibilidades que apareceram para que eu continuasse, a do Criciúma me chamou muita atenção pela seriedade com que o clube trabalha com o futebol, o respeito que tem com seus profissionais, com seus treinadores, e a prova disso foi do Cláudio (Tencati). A gente entendeu que seria uma possibilidade muito boa de retomada da carreira e estou encarando essa possibilidade realmente como uma retomada importante na minha carreira”, comenta. “As pessoas que falaram muito bem das relações humanas aqui dentro. Eu acho que um clube só é grande por dois motivos: torcida e pelas relações humanas que ele estabelece. Então, não tive dúvida em aceitar o convite, porque encontrei, nesse primeiro momento, as condições ideais para retomar a carreira”, completa.
Sem número definido de reforços para a temporada
O Criciúma perdeu 21 jogadores, da temporada passada para cá, por isso, o treinador garante que novos reforços chegarão. Até o momento, quatro atletas foram anunciados: os volantes Everton Morelli, Juninho, Matheus Trindade e o atacante Talisson. Entretanto, Zé Ricardo não assegurou o número de atletas que se juntarão ao atual elenco. “Certamente, a gente vai trazer novos atletas, até pelo número de saídas. Realmente, é uma reformulação muito grande. Agora, não posso precisar um número exato. Certamente virão e eu acho que em todos os setores da equipe”, pontua.
O Diretor Executivo de Futebol do clube, Juliano Camargo, também prefere não falar em número de jogadores que chegarão. “A gente não tem números, mas vão chegar bastante jogadores, até pela quantidade de atletas que saíram. Eu não costumo falar sobre nomes, a gente fez contato com vários atletas, com vários clubes também e a gente ainda está aguardando algumas respostas, mas tenho certeza que a gente vai trazer jogadores com bastante critério. A gente não tem o direito de errar, mas eu estou muito confiante. A gente tem conversado bastante, sabendo da dificuldade de um mercado muito inflacionado, mas eu, de verdade, não tenho dúvida de que a gente vai continuar sendo muito competitivos”, ressalta.
Juliano pede paciência e confiança à torcida no processo de chegada dos novos jogadores. “O Criciúma foi o clube que mais cresceu nos últimos três anos no Brasil. Então, a gente pede paciência ao nosso torcedor. Sabemos o que está sendo feito e temos confiança total. Então, peço que a torcida nos apoie e tenha paciência, que a gente não vai deixar de ser competitivo. Não, mesmo. Isso eu tenho certeza. E a gente vai colher frutos. Então, é ter paciência que, na hora certa, a gente vai conseguir atingir os nossos objetivos principais, com certeza”, reforça o dirigente.
Informações Tnsul