Publicado em: 13 de dezembro de 2024
O tilintar do sino, tocado pelo pequeno Valentim no fim da tarde de quarta-feira (11), veio para simbolizar mais uma etapa vencida, no dia em que ele concluiu as sessões de quimioterapia. Diagnosticado com meduloblastoma grau 4 (tumor cerebral) em dezembro de 2023, ele segue com o tratamento a caminho da cura.
O ritual de tocar o sino pelo paciente ao final da quimioterapia possui o significado do fechamento de um ciclo. Significa que o paciente está vencendo uma etapa em seu tratamento e seguindo em frente. Valentim Bach Cipriani é paciente da Casa Guido e neste momento tão importante, tocou o sino no Hospital São José, ao lado de seus pais Rafael e Keyti, emocionando a todos os que estavam presentes.
A mãe de Valentim, Keyti, conta que o próximo passo agora é aguardar o resultado da ressonância, que irá mostrar se o tumor foi retirado por completo, agora que a quimioterapia foi finalizada.
“Nosso sentimento é de gratidão por receber tanto carinho, Valentim é muito amado, gentil, carinhoso, é fácil de amar ele. Ontem foi um dia especial, encerramos mais uma etapa. Já passamos por cirurgias, recuperação, 30 sessões de radioterapia e oito meses de quimioterapia. Ele seguirá recebendo acompanhamento e ainda temos um longo processo pela frente, com fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, gastro, psicóloga, mas estamos muito felizes por encerrar este ciclo”, detalha.
“Agora vamos buscar ter uma vida mais normal, sem tanta hospitalização, internação, o Valentim vai poder se alimentar normalmente sem a sonda”, comenta Keyti. “Ele sempre se mostrou muito forte e valente, meu anjo Tim. Nossa jornada ainda não acabou, mas de uma coisa eu sei: Deus sempre esteve do nosso lado”, declara.