Publicado em: 29 de julho de 2024
Foto: Lucas Colombo/Carvão+Três dias de palestras e treinamentos práticos de primeiros socorros, combate a incêndio e muito mais. Assim foi a 23ª edição do Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Mineração (Cipamin) que encerrou na última sexta-feira (26) na SATC. A atividade
visa levar as boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador e foi voltada para os mineiros e colaboradores das carboníferas integrantes das Cipas.
“O compromisso com a Segurança e Saúde no Trabalho é um pilar fundamental que sustenta as nossas ações e garante o bem-estar de cada um de nossos profissionais”, destacou a presidente do Siecesc-Carvão+, Astrid Barato.
O primeiro dia da atividade foi realizado na quarta-feira (24) no Auditório João Luiz Novelli, na SATC, e contou com a palestra de abertura do Juiz Federal do Trabalho e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, Dr. Ricardo Jahn. Após, ocorreram uma série de palestras sobre a implementação do programa internacional SafeStart que está ocorrendo nas carboníferas, mecânica de rocha e ventilação, entre outros.
No segundo dia, quinta-feira (25), foram realizados exercícios práticos na Associação da SATC. Os colaboradores foram divididos em grupos e participaram de diversas atividades, entre elas, a simulação do atendimento de um acidente em mina. Desde o deslocamento, combate a incêndio, primeiros socorros e remoção da vítima.
“Foi importante todos nós nos prepararmos nesses três dias, ouvirmos as palestras e assimilar tudo aquilo que foi falado para levarmos ao nosso local de trabalho e estar melhorando nosso ambiente. Isso é interessante para toda a sociedade, é interessante para a família, é interessante para os trabalhadores, é interessante para os empregadores e é interessante também para o Governo Federal”, destacou o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos estados PR,SC e RS (FITIEC), Genoir José dos Santos, o Foquinha.
No último dia do evento, no Auditório João Luiz Novelli, os participantes puderam desfrutar da palestra Red Zone em Mineração de Carvão, com Sérgio Bruchchem, bem como diversas apresentações. Durante todo o Cipamin foram sorteadores brindes aos colaboradores, entre eles, uma bicicleta e uma televisão.
“Quero reafirmar nosso compromisso constante, com a Segurança e Saúde dos profissionais. Cipeiros, cada um de vocês desempenha um papel principal nessa jornada e juntos, continuaremos a construir um ambiente de trabalho onde a Segurança e a Saúde são prioridades
absolutas” , finaliza a presidente do Siecesc-Carvão+.
O evento foi organizado pela Comissão Regional do Setor Mineral- CRSM, com apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos estados PR,SC e RS (FITIEC), Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc)-Carvão+ e SATC, contando com o apoio da Carbonífera Belluno, Carbonífera Catarinense, Carbonífera Metropolitana, Carbonífera Rio Deserto, Gabriella Mineração e Urussanga Minérios.
Colaboração: Lucas Colombo/Carvão+
6 de setembro de 2024