Publicado em: 1 de janeiro de 2026
Incidente ocorreu em Balneário Arroio do Silva quando grupo usava colchão inflável no mar.
Um homem de 26 anos foi resgatado em estado grave na tarde desta quinta-feira (1º), na praia central de Balneário Arroio do Silva. O Corpo de Bombeiros classificou o caso como afogamento grau 4, um dos mais severos.
O acidente aconteceu após o homem e dois companheiros entrarem no mar usando um colchão inflável, mesmo após serem alertados por guarda-vidas civis voluntários sobre o perigo. Ao ultrapassarem a linha de arrebentação, o colchão virou.
Dois homens conseguiram nadar de volta, mas o terceiro começou a se afogar, engolindo grande quantidade de água. Os guarda-vidas realizaram o salvamento imediato. Na areia, a vítima, consciente porém desorientada, recebeu atendimento pré-hospitalar e foi estabilizada pela equipe do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SAER/SARASUL) antes de ser transferida para o Hospital Regional de Araranguá.
Saiba mais:
O afogamento grau 4, como o ocorrido, é definido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) como a situação em que a vítima apresenta parada respiratória, mas os batimentos cardíacos ainda estão presentes, exigindo ventilação de resgate imediata. Dados da Sobrasa indicam que o uso de brinquedos infláveis, como colchões e boias, é um fator de risco recorrente em afogamentos, pois são facilmente arrastados pela correnteza. No Brasil, afogamentos são a segunda causa de morte acidental entre crianças e a terceira entre adultos jovens, com a maioria dos casos ocorrendo em águas naturais como praias e rios.

10 de outubro de 2025