Yoga contra dor lombar: a posição da cobra

A lombalgia, dor na lombar, é um distúrbio muito comum no hemisfério ocidental. As pessoas tendem a acumular as tensões nessa região do corpo, devido à alta demanda de tarefas ou estresse, que então se revela fatigada e muitas vezes dolorida. A dor lombar atinge a parte final das costas e requer tratamento com exercícios relaxantes, capazes de dissolver as tensões acumuladas, mas também de fortalecer o sistema ósseo que as sustenta. A coluna vertebral além de servir como sustento para todo o corpo é onde se localiza todos os chakras do corpo. O alinhamento dos chakras permitem que a energia vital flua para o corpo, às vezes dores no corpo significa um bloqueio dos chakras.  Desse modo, os asanas – posturas de yoga, podem ter inúmeros benefícios para alívio de dores e contrações musculares.

Bujangasana – Postura da cobra

Uma postura de yoga muito útil para combater a dor lombar é a Bujangasana – Postura da cobra, um exercício simples que requer muita atenção para ser executado corretamente. Essa postura é um dos melhores exercícios de yoga contra a lombalgia, pois pede para alongar os músculos dessa região e implementa uma curva benéfica que atinge toda a coluna.

A partir da posição supina, é necessário manter os braços parados e levantar o tronco com suavidade, mas com firmeza. As pernas devem ser mantidas retas e perfeitamente paralelas, os cotovelos devem permanecer ligeiramente flexionados e as palmas das mãos ainda no chão. É importante manter as nádegas contraídas para proteger a região lombar.  Para maior conforto e aderência, você pode se deitar num Tapete de Yoga TPE. Quanto maior for a espessura do tapete mais confortável a postura ficará.

Desta posição, é útil realizar ciclos de respiração completos, inspirando e expirando somente pelo o nariz, expandindo o peito, estimulando os órgãos internos e trazendo assim um benefício global para todo o organismo.

Os benefícios da postura da cobra

  • Redução do estresse: Posturas que abrem o coração, como Cobra, tiram um peso emocional da mente, elevando seu humor e ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse.
  • Aumente a força da parte superior do corpo: Ter que manter o tronco para cima durante o a postura da cobra ajudará a fortalecer e tonificar os bíceps, tríceps e deltoides. Lembre-se de que esta é uma postura relaxante, portanto, para evitar trabalhar muito, mantenha os cotovelos ligeiramente curvados.
  • Reduza dor no pescoço e nas costas: Essa postura alonga os músculos dos ombros, tórax e pescoço, o que pode ajudar a aliviar a tensão na parte superior do corpo e nas costas. A Postura da Cobra é especialmente benéfica para aqueles que passam muito tempo sentado.
  • Previne lesões: O alongamento da região do quadril com a postura da cobra mantém os quadris flexíveis, reduzindo o risco de lesões.
  • Alonga o abdômen: Assim como você faz alongamentos dos isquiotibiais depois de uma corrida, é importante alongar o abdômen depois de fazer exercícios com foco no core; Cobra é a pose perfeita para esse alongamento
  • Alivia a ciática: Músculos tensos na parte inferior das costas, quadris e pernas podem causar a dor aguda da ciática, e fazer a postura da cobra ajudará a aumentar a flexibilidade nessa área.

O asana da cobra é apenas um dos exercícios de yoga contra a dor lombar, mas é proposto como um dos mais sérios e eficazes. No final, se o corpo se sente cansado procure dedicar-se a um momento de relaxamento, deitando-se de barriga para cima, com braços paralelos ao corpo e pernas esticadas.

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