Urussanga : Vacina gestantes, puérperas sem comorbidades e lactantes

O município de Urussanga iniciou ontem segunda-feira (21) a imunização contra a Covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes. A medida considera a Lei Estadual nº 18.142 e a Nota Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS, que traz recomendações referentes à administração de vacinas deste grupo prioritário.

Para que possam ser vacinadas, as gestantes, puérperas sem comorbidades e lactantes devem apresentar prescrição ou declaração médica que ateste a sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS. A vacina contra a Covid-19 para este público também deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

É necessário comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro de residência portando documento de identificação. A equipe de saúde irá vacinar na residência as mulheres acamada ou domiciliadas. As vacinações ocorrerão das 9h às 12h e das 13h às 16h em todas as UBS. Este grupo só poderá ser vacinado com doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer.

Lactantes

A ordem de vacinação das lactantes depende do quantitativo de doses recebido do Ministério da Saúde e deve seguir as datas:

  • Com até 6 meses de idade poderão ser vacinadas a partir de 21 de junho;
  • Entre 6 meses a < de 1 ano de idade, a partir de 28 de junho;
  • Entre 1 ano a < de 2 ano de idade, a partir de 5 de julho;
  • Maiores de 2 anos de idade, a partir de 12 de julho.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Urussanga

Colaboração: Nayglon Goulart / Assessoria de Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS