URUSSANGA | Inicia dia 23 de novembro as rematrículas da rede municipal

A secretaria de Educação de Urussanga publicou nesta semana o edital Nº 01/2020 que dispõe sobre as diretrizes para rematrículas e novas matrículas para o ano letivo de 2021, nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. As vagas são oferecidas para o atendimento de Educação Infantil, nas modalidades de creche e/ou pré-escola e Ensino Fundamental. A renovação de matrícula poderá ser feita na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de novembro. Para alunos novos, o prazo de inscrição será no dia 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. O edital pode ser acessado no site oficial do governo de Urussanga www.urussanga.sc.gov.br ou no link sobre o edital.

Por causa do grande impacto na logística da sociedade mundial provocado pela pandemia gerada COVID-19, novas medidas foram adotadas para a efetivação desse processo. A secretária de Educação, Janea Possamai, explica que devido às medidas de afastamento social, orientações de segurança à saúde, de maneira a diminuir os números de casos da doença, houve a necessidade de uma logística que considerasse todo o novo contexto, o qual envolve a sociedade e o ambiente escolar.

“Desta forma, o planejamento para a matrícula e rematrícula das crianças e estudantes, para o ano letivo de 2021, terá como prioridade o distanciamento social e ocorrerá de forma escalonada. Por isso, as escolas farão agendamentos para os atendimentos. Sendo assim, os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos chamados das unidades, conforme as datas anunciadas”, enfatizou Janea.

Para facilitar esse processo a secretária ainda informa que as escolas terão horários estendidos (8h às 18h) para atendimento. “A ampliação do horário foi pensada como forma de facilitar o recebimento dos documentos dos estudantes. Os pais ou responsáveis poderão ter mais informações sobre o processo de matrículas para o ano levito de 2021 realizando ligação telefônica para as escolas ou entrando em contato com a equipe da secretaria de Educação, pelo fone (48) 3465-1503”, explicou. Se no ato da validação da matrícula e rematrícula não forem apresentados os documentos exigidos, a matrícula/rematrícula não será efetuada.

Datas:

Renovação de matrícula = 23, 24, 25 e 26 de novembro de 2020.

Matrículas novas: 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro de 2020.

Documentos:

Matrícula (cópias): Certidão de nascimento; CPF; RG; Cartão do SUS; 1 foto 3×4 (para carteirinha de transporte escolar – se necessário); declaração emitida pela Unidade de Saúde (US) de que as vacinas estão em dia; histórico das séries anteriores (Ensino fundamental); autorização de uso de imagem (anexo II/edital); atestado médico que aponte alergia ou restrição alimentar – atualizado (caso a criança não tenha restrição ou alergia, deverá ser preenchido o anexo III); atestado médico de dispensa de Educação Física (se necessário); laudo médico que ateste deficiência no caso das Crianças de Educação Especial.

Rematrícula, não há necessidade de entregar a certidão de nascimento, mas é preciso ter em mãos, além dos documentos acima citados, o comprovante de residência atualizado; declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais que residem com a criança (expedido pela empresa em papel timbrado, contendo horário de trabalho. Isso para crianças período integral); autônomos (autenticar) preencher o anexo I do edital.

Os pais ou responsáveis também precisam apresentar algumas documentações (cópias). São elas: CPF e RG do pai, da mãe ou responsável legal; declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude, para as crianças que convivem com responsáveis; comprovante de residência atualizado; declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais que residem com a criança (expedido pela empresa em papel timbrado, contendo horário de trabalho. Isso para crianças período integral); autônomos (autenticar) preencher o Anexo I.

Colaboração Texto: Alexandra Cavaler / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IÇARA | Hospital São Donato registra 17 leitos ocupados; dez são de UTI

Na sexta-feira, o Hospital São Donato, de Içara, registra 17 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita de contaminação, são dois a mais com...

Fiocruz prevê vacinar 65 milhões no 1º semestre de 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aumentou a expectativa de vacinação dos brasileiros contra o coronavírus após o anúncio de eficácia divulgado pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford....

Papai Noel dos Correios vai contemplar 220 crianças dos Cras de Criciúma

Lápis, papéis e cores. É por meio disso que 220 crianças, com até 11 anos, confeccionaram suas cartas, demonstrando os seus desejos para o...

MEC pretende elaborar uma Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar

Com objetivo de elaborar uma Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, que vai servir para orientar as redes de ensino a empreender...