Turistas prestigiam primeiro final de semana da 12ª Vindima Goethe

Foi com entusiasmo e satisfação que o administrador público Santiago Kerscher, de Florianópolis, colheu pela primeira vez cachos de uva Goethe na tarde de domingo, dia 19, durante a 12° Vindima Goethe. Na propriedade da Vigna Mazon, o apreciador de vinhos vivenciou a experiência singular de participar da colheita desta rara variedade reconhecida internacionalmente, além de apreciar a gastronomia típica e produtos certificados com Indicação de Procedência.
“Foi uma experiência ímpar passar o final de semana em Urussanga e participar dos eventos da Vindima Goethe. Aprendi sobre a tradição local em um ambiente bastante alegre. Experimentei pela primeira vez a uva e os vinhos dessa variedade, exclusividade catarinense e da região, com o diferencial de ter a orientação direta do produtor”, salienta.
Centenas de pessoas de diversas cidades catarinenses e de outros estados também participaram do ritual da pisa das uvas. Esmagando os cachos com os pés dentro de uma tina de madeira e ao som de música italiana, a alegria dos grupos foi contagiante, sensibilizando até os trabalhos de retratos e mosaicos dos artistas Breno Stern e Manas Bonetti, participantes do Circuito das Artes. O ‘sunset’ promovido na vinícola Casal del Nonno registrou lotação máxima e a circulação de visitantes de cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Governador Celso Ramos e Florianópolis.
A celebração da colheita da uva segue nos finais de semana até o dia 2 de fevereiro com ações nas vinícolas. Aos domingos, na Vigna Mazon, e nas próximas semanas, nas vinícolas De Noni e Trevisol. Ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos, visitação ao processo de produção, manifestações artísticas e culturais, são alguns dos atrativos na programação.
Além destas ações pontuais, as vinícolas terão atendimento diferenciado para receber os turistas. No encerramento da Vindima Goethe 2020, no dia 2 de fevereiro, passeios de trem estão agendados e ainda restam vagas. As passagens estão sendo comercializadas na antiga estação ferroviária de Urussanga através do telefone (48) 3465-6238. A expectativa da organização da 12ª Vindima Goethe é receber mais turistas em comparação as edições anteriores.
TOMBO DA POLENTA
Outra tradição durante a Vindima Goethe, no Sul de Santa Catarina, é a realização de uma missa dedicada ao padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente. O ritual acontece na noite do dia 22 de janeiro, na Igreja Matriz de Urussanga. Após a celebração, os visitantes são acolhidos na praça central para o tradicional tombo da polenta gigante feito pelo grupo Amici Della Polenta, distribuição gratuita do prato típico, comercialização de sucos, vinhos e espumantes, e atração musical com a Orquestra Municipal.
SAIBA MAIS
A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva.
Fotos: Maria Emília Bonetti Alves / Manas Bonetti

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa abre agências amanhã sábado para pagamento do Auxílio Emergencial

A Caixa abrirá 770 agências neste sábado (19), das 8h às 12h, em todo o país, para atendimento a 9 milhões de beneficiários do...

Polícia Militar apreende cerca de 250 quilos de cocaína em Navegantes

Na madrugada de quarta-feira (16), por volta das 2h, policiais militares de Navegantes e Itajaí prenderam três homens por tráfico de drogas e associação...

PMSC lança campanha “Doe carinho, doe um brinquedo”

Neste mês de setembro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou a campanha de arrecadação de brinquedos que serão destinados à instituições de...

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira, 17, que a pasta irá distribuir R$ 525 milhões a escolas para preparar o...