TUBARÃO | Presídio não tem casos ativos de coronavírus

Nessa semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “quase 100% dos presidiários de Tubarão estão com covid-19”. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão afirma, no entanto, que a informação é falsa.

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) também reforça a inverdade na notícia e, por nota, informou que até o momento não existe nenhum caso confirmado ativo de covid-19 no Presídio Regional Masculino de Tubarão, “conforme pode ser constatado no boletim informativo diário divulgado no site oficial da SAP (www.sap.sc.gov.br)”.

O diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, e a coordenadora do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems), Fernanda Borghezan, informam que apesar de a responsabilidade do presídio ser do governo do Estado, o município dá todo o suporte aos detentos. “Todas as ações necessárias de prevenção ao coronavírus são feitas nos dois presídios, masculino e feminino. Quando há suspeita, o detento é colocado em uma cela isolada. Temos uma enfermeira no local que segue todas as orientações e protocolos contra a covid-19”, explica Fernanda.

“Mais uma vez, ressaltamos que todas as medidas e procedimentos realizados dentro dos presídios seguem rigorosamente os protocolos de saúde elaborados pelas autoridades sanitárias para os sistemas prisional e socioeducativo”, destaca Daisson.

Exames são realizados

Segundo a SAP, durante o último fim de semana, nove presos apresentaram sintomas respiratórios, foram conduzidos ao serviço de saúde para realização do teste de PCR e seguem aguardando os resultados dos exames. Por precaução, as três celas onde estavam alocados permanecerão isoladas até a confirmação do quadro de saúde dos sintomáticos. “Além disso, os presos examinados não apresentam nenhum tipo de agravamento dos sintomas e seguem monitorados, sem necessidade de hospitalização”, confirma o órgão.

Fonte: DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS