Tubarão | Ocupação de UTIs tem menor taxa em dois meses

A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Tubarão registra o menor índice desde o pico da pandemia de covid-19. O número de pacientes nos leitos,  confirmados e suspeitos, varia entre 50% e 60%. De acordo com as autoridades de saúde, a cidade, entre julho e agosto, meses de maior incidência de casos, chegou a ter 100% dos leitos ocupados.

O dia 7 de julho foi uma das datas que marcaram a região. Foi o dia em que a cidade estava com todos os leitos de UTIs ocupados. Diante disso, logo depois, numa busca de aumentar a capacidade de atendimento, foi aberta licitação na modalidade chamada pública para que cidades com hospitais que tivessem leitos disponíveis se habilitassem para atender a demanda.

“O edital segue aberto. Qualquer cidade pode se habilitar. Mas espero não precisarmos mais”, diz o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, Daisson Trevisol.

Ainda segundo Daisson, após o pico, os números de internados no setor têm caído. “Tanto que, no momento, temos a menor taxa de ocupação se comparado aos meses de pico (que foram julho e agosto)”.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se assemelha com o número geral do Estado. Até ontem, de acordo com dados da Central de Operações de Emergência em Saúde (Coes), Santa Catarina tinha 64,63% das unidades ocupadas com pacientes confirmados e suspeitos de coronavírus. Na região Sul, que corresponde às microrregiões de Laguna, Imbituba, Tubarão, Criciúma e Araranguá, a taxa é de 46,46%. Os dados se referem a leitos de adulto e pediátrico.

Ontem, a região registrou 125 novos casos, além de duas mortes. Um homem de 77 anos morreu em Tubarão e um homem de 54, sem comorbidades, em Braço do Norte.

Esta informação é do site do DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar apreende cerca de 250 quilos de cocaína em Navegantes

Na madrugada de quarta-feira (16), por volta das 2h, policiais militares de Navegantes e Itajaí prenderam três homens por tráfico de drogas e associação...

PMSC lança campanha “Doe carinho, doe um brinquedo”

Neste mês de setembro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou a campanha de arrecadação de brinquedos que serão destinados à instituições de...

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira, 17, que a pasta irá distribuir R$ 525 milhões a escolas para preparar o...

Funerária Zapelini informa o falecimento do Sr. José Carlos Mattos

Faleceu hoje dia (18) ás 4:15  no hospital Santa Otília de Orleans aos 56 anos o senhor José Carlos Mattos, deixa esposa, 3 filhos...