Tubarão | Ocupação de UTIs tem menor taxa em dois meses

A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Tubarão registra o menor índice desde o pico da pandemia de covid-19. O número de pacientes nos leitos,  confirmados e suspeitos, varia entre 50% e 60%. De acordo com as autoridades de saúde, a cidade, entre julho e agosto, meses de maior incidência de casos, chegou a ter 100% dos leitos ocupados.

O dia 7 de julho foi uma das datas que marcaram a região. Foi o dia em que a cidade estava com todos os leitos de UTIs ocupados. Diante disso, logo depois, numa busca de aumentar a capacidade de atendimento, foi aberta licitação na modalidade chamada pública para que cidades com hospitais que tivessem leitos disponíveis se habilitassem para atender a demanda.

“O edital segue aberto. Qualquer cidade pode se habilitar. Mas espero não precisarmos mais”, diz o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, Daisson Trevisol.

Ainda segundo Daisson, após o pico, os números de internados no setor têm caído. “Tanto que, no momento, temos a menor taxa de ocupação se comparado aos meses de pico (que foram julho e agosto)”.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se assemelha com o número geral do Estado. Até ontem, de acordo com dados da Central de Operações de Emergência em Saúde (Coes), Santa Catarina tinha 64,63% das unidades ocupadas com pacientes confirmados e suspeitos de coronavírus. Na região Sul, que corresponde às microrregiões de Laguna, Imbituba, Tubarão, Criciúma e Araranguá, a taxa é de 46,46%. Os dados se referem a leitos de adulto e pediátrico.

Ontem, a região registrou 125 novos casos, além de duas mortes. Um homem de 77 anos morreu em Tubarão e um homem de 54, sem comorbidades, em Braço do Norte.

Esta informação é do site do DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meu CPF simplifica serviços on-line junto a Receita Federal

Visando o aumento significativo na demanda por atendimento para obter serviços relacionados ao CPF nas unidades físicas, a Receita Federal lançou no site uma...

PM em Blumenau conta com dois novos integrantes

A partir de novembro, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contou com novos reforços na Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), em Blumenau. Os dois...

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio de idosa de 91 anos

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de latrocínio (roubo seguido de morte) de uma idosa de 91 anos em Papanduva. A ação é da...

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros...