Trio é preso após aplicar golpe em BN

Três homens foram presos suspeitos de aplicarem o “golpe dos nudes” na região de Braço do Norte.

Segundo a polícia, eles criavam perfis falsos nas redes sociais, de garotas menores de idade, e trocavam fotos íntimas com as vítimas. Depois, fingiam ser da Polícia Civil e exigiam pagamentos para que uma suposta investigação sobre o caso não fosse levada adiante.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nessa quinta-feira em Porto Alegre, de onde a quadrilha atuava. De acordo com a polícia, alguns dos integrantes agiam de dentro da prisão.

Segundo o delegado Eder Matte, um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime de extorsão, o qual ocorre quando alguém constrange uma pessoa, mediante violência ou grave ameaça, com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, conduta com pena de quatro a dez anos de reclusão. Os presos permanecerão à disposição da Justiça.

De acordo com as investigações, que duraram dois meses, o golpe consiste na criação de perfis falsos de garotas nas redes sociais, que passam a adicionar homens, na maioria das vezes de meia idade, para a troca de mensagens com cunho sexual.

Durante as conversas, realizadas através do bate-papo dos aplicativos e também pelo WhatsApp, são trocadas fotos íntimas entre a suposta garota e as vítimas. Segundo a polícia, a suposta garota não declara ser menor de idade, informação que surge depois, quando é realizada a extorsão.

Como acontece o crime

Já de posse da foto da vítima e das mensagens, os golpistas se apresentam como sendo da Policial Civil. Eles informam que a menina seria menor de idade e exigem dinheiro para não realizarem a prisão da vítima. Depois, fazem uma intermediação entre a vítima e o pai da garota, solicitando mais dinheiro para pagar um tratamento para a menina, que teria ficado doente com a situação. Em alguns casos, os criminosos chegam a exigir dinheiro para pagar o enterro da suposta menor, que teria falecido em razão de depressão. Caso a vítima não deposite a quantia exigida pelos criminosos, eles ameaçam expor toda a conversa.

DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diego Maradona morre aos 60 anos

Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira, 25, ao 60 anos. O ídolo argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, na região de...

Monitoramento registra morte de oito tartarugas em um único dia

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registraram na manhã desta terça-feira, 24, oito óbitos de tartarugas no trecho percorrido...

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Até o dia 28 de novembro acontece a 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC). O evento conta com o patrocínio da Statkraft Brasil. Os filmes serão...

MUNDO | Emergência climática revela cadáveres ‘enterrados’ em geleiras

O aquecimento global tem dado sinais um tanto macabros de sua ação na natureza. As temperaturas mais altas têm revelado nas geleiras da Suíça...