Trio é preso após aplicar golpe em BN

Três homens foram presos suspeitos de aplicarem o “golpe dos nudes” na região de Braço do Norte.

Segundo a polícia, eles criavam perfis falsos nas redes sociais, de garotas menores de idade, e trocavam fotos íntimas com as vítimas. Depois, fingiam ser da Polícia Civil e exigiam pagamentos para que uma suposta investigação sobre o caso não fosse levada adiante.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nessa quinta-feira em Porto Alegre, de onde a quadrilha atuava. De acordo com a polícia, alguns dos integrantes agiam de dentro da prisão.

Segundo o delegado Eder Matte, um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime de extorsão, o qual ocorre quando alguém constrange uma pessoa, mediante violência ou grave ameaça, com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, conduta com pena de quatro a dez anos de reclusão. Os presos permanecerão à disposição da Justiça.

De acordo com as investigações, que duraram dois meses, o golpe consiste na criação de perfis falsos de garotas nas redes sociais, que passam a adicionar homens, na maioria das vezes de meia idade, para a troca de mensagens com cunho sexual.

Durante as conversas, realizadas através do bate-papo dos aplicativos e também pelo WhatsApp, são trocadas fotos íntimas entre a suposta garota e as vítimas. Segundo a polícia, a suposta garota não declara ser menor de idade, informação que surge depois, quando é realizada a extorsão.

Como acontece o crime

Já de posse da foto da vítima e das mensagens, os golpistas se apresentam como sendo da Policial Civil. Eles informam que a menina seria menor de idade e exigem dinheiro para não realizarem a prisão da vítima. Depois, fazem uma intermediação entre a vítima e o pai da garota, solicitando mais dinheiro para pagar um tratamento para a menina, que teria ficado doente com a situação. Em alguns casos, os criminosos chegam a exigir dinheiro para pagar o enterro da suposta menor, que teria falecido em razão de depressão. Caso a vítima não deposite a quantia exigida pelos criminosos, eles ameaçam expor toda a conversa.

DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS