Tráfego na orla da Esplanada coloca segurança das pessoas em risco

O trânsito de veículos na orla da praia da Esplanada, em Jaguaruna, está causando transtornos a quem frequenta o local. Mesmo com uma placa informando a proibição da presença de veículos na orla marítima, muitos condutores desrespeitam as orientações. Moradores locais gravaram vídeos e fotografaram automóveis circulando e fazendo manobras perigosas, colocando em risco a proteção dos banhistas na praia. Eles também reclamam da falta de policiamente para coibir as imprudências.

Uma das alternativas encontradas pelo grupo Esplanada Surf foi a colocação de obstáculos sobre as dunas, para dificultar a entrada de veículos na orla marítima. Mas isso não impediu que dezenas de veículos continuassem a cometer essa infração. “Colocamos obstáculos e quem deveria fechar as entradas era o poder público, mas eles não fecham. Esse fluxo de veículos na orla marítima está atrapalhando muito e colocando vidas em risco”, relata um integrante do Esplanada Surf, Mateus Feltrin Rossa.

Área ambiental protegida

Rossa relata que o grupo resolveu filmar os veículos que transitam no local proibido e postar na página Esplanada Surf, na tentativa de fazer com que os condutores parem de trafegar na orla. “Tomamos a atitude de filmar todos os carros e postamos no nosso perfil do Instagram. Deu uma reduzida, mas ainda ocorre com frequência”, conta Rossa, que observa que a Prefeitura deveria tomar as providências necessárias para solucionar o problema. “Na praia, existe uma área de proteção à Baleia Franca e a fauna está sendo destruída, porque eles transitam de moto e com os 4×4 por cima de todas as dunas”, pontua.

TNSul : Érik Borges

Foto : Divulgação Esplanada Surf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS