Touros e novilhas Devon serão ofertados no 4o Leilão de Matrizes e Reprodutores da ARCS SC

“vento virtual marca estreia do Top Devon dos Campos de Cima da Serra Catarinense”.

A raça Devon será representada por quatro criatórios no 4o Leilão de Matrizes e Reprodutores da Associação Regional de Cabanhas dos Campos de Cima da Serra Catarinense (ARCS). O remate, que será realizado de forma virtual em função da pandemia, ocorre no próximo domingo, 26 de outubro, em São Joaquim (SC).

Serão ofertados oito reprodutores e um lote de sete novilhas cruzadas, que estarão em pista no Parque Nacional da Maçã. A transmissão pelo canal no YouTube da Camargo Agronegócios, inicia às 18h, sob o comando do martelo do leiloeiro Delamar Macedo.

A participação da raça Devon é chancelada pela Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB). A presidente Simone Bianchini lembra que o Núcleo de Criadores de Devon/Bravon dos Campos de Cima da Serra Catarinense, atuante na região, foi anunciado em 2020 durante o terceiro leilão da ARCS, e que o trabalho é realizado em parceria entre as duas entidades. “Por isso tomamos a liberdade de considerá-lo, também, o nosso 1o Top Devon dos Campos de Cima da Serra Catarinense”, afirma a dirigente.

Foto: Evento em São Joaquim – SC

Participam do remate a Cabanha Pedra Vermelha, de Urubici, Fazenda Passo Velho, de Bom Jardim da Serra e as cabanhas Capão do Rosa e JPS, de São Joaquim. Hernani Macari, presidente do núcleo de criadores, lembra que a região é conhecida nacionalmente pela adversidade climática. “Em consequência disso, temos um processo de seleção de muitos anos, do rebanho comercial, usando Devon. Quando nós, criadores, evoluímos para produção de genética, sabíamos que além de alcançar o que melhor a raça pode nos proporcionar nesse quesito, ainda tínhamos a consciência da importância de ofertar ao mercado, animais extremamente rústicos e adaptados à nossa região. Isso garante que, mudando de querência, sendo aqui ou em qualquer outro lugar, esses animais, irão produzir e representar ao máximo seus potenciais”, aposta Macari.

A presidente Simone Bianchini complementa: “Com esses fomentos que a ABCDB promove, está havendo uma maior mobilização dos criadores de Santa Catarina. O estado é estratégico, pois foi o pioneiro na certificação da Carne Devon, em 2017, em um trabalho exemplar do Frigorífico São João, o que muito orgulha os devonistas catarinenses. Termos um segundo Top Devon no estado, além do que ocorre em Lages, é mais um engrandecimento da raça”, completa.

Reportagem: Simone Müller / Jornalita

ÚLTIMAS NOTÍCIAS