Terra se prepara para passagem de asteroide 5 vezes o tamanho de prédio mais alto do mundo

A divisão da Nasa responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra, já avisou: foi identificado um asteroide de quatro quilômetros de diâmetro – cinco vezes maior que o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes.

Como o nome da pesquisa já sugere, o corpo espacial está a caminho do nosso planeta e viaja a 31 mil quilômetros por hora, com previsão de chegada para o dia 29 de abril. Mas a agência espacial já declarou, por meio do perfil oficial no Twitter, que não há motivo para preocupação.

“O asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa”, comentou a Nasa.

E parece que a ameaça é mesmo tão pequena que os cientistas da Nasa estão se divertindo com as imagens do asteroide, que se mostraram semelhantes ao formato de uma máscara de proteção para o rosto, muito usada agora, em tempos de pandemia de coronavírus.

Enquanto isso, asteroide menor e mais distante parece oferecer mais perigo para a humanidade. Com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também é batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.

Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.

Redação Hypeness

Foto : Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pescaria Brava | Pacientes crônicos serão testados

Após os mais de 1,5 mil idosos acima de 60 anos de Pescaria Brava serem testados para o novo coronavírus, a secretaria de Saúde...

Profissionais do setor de eventos farão manifestação nesta terça-feira em Criciúma

Profissionais do setor de eventos do Sul do Estado farão uma manifestação nesta terça-feira (21), em Criciúma, pedindo que sejam ouvidos pelas autoridades governamentais...

Em SP, rede pública volta a partir de 7 de outubro

O Governo do Estado de São Paulo decidiu que as aulas presenciais da rede pública de ensino serão retomadas no dia 7 de outubro....

Itália diz ‘sim’ a redução de parlamentares, aponta boca de urna

(ANSA) - Uma pesquisa de boca de urna indicou uma vitória do "sim" no referendo sobre uma reforma constitucional que reduz em um terço...