Terra se prepara para passagem de asteroide 5 vezes o tamanho de prédio mais alto do mundo

A divisão da Nasa responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra, já avisou: foi identificado um asteroide de quatro quilômetros de diâmetro – cinco vezes maior que o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes.

Como o nome da pesquisa já sugere, o corpo espacial está a caminho do nosso planeta e viaja a 31 mil quilômetros por hora, com previsão de chegada para o dia 29 de abril. Mas a agência espacial já declarou, por meio do perfil oficial no Twitter, que não há motivo para preocupação.

“O asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa”, comentou a Nasa.

E parece que a ameaça é mesmo tão pequena que os cientistas da Nasa estão se divertindo com as imagens do asteroide, que se mostraram semelhantes ao formato de uma máscara de proteção para o rosto, muito usada agora, em tempos de pandemia de coronavírus.

Enquanto isso, asteroide menor e mais distante parece oferecer mais perigo para a humanidade. Com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também é batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.

Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.

Redação Hypeness

Foto : Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governador de SC anuncia repasse de R$ 44 milhões para reativação de leitos de UTI

Em reunião pela internet com presidentes de associações e diretores de hospitais filantrópicos, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou o repasse...

Escadaria da Rua Barão do Rio Branco passará por ampla reforma

A Administração Pública de Orleans comunica que a escadaria que une as ruas Aristiliano Ramos e Barão do Rio Branco estará interditada por um...

Boletim Covid-19 do hospital São Donato de Içara

O Hospital São Donato tem 22 leitos ocupados para tratamento de coronavírus ou suspeita: LEITOS OCUPADOS NA UTI: 10 - CASOS CONFIRMADOS (7) - CASOS SUSPEITOS (3) LEITOS OCUPADOS NA CLÍNICA:...

Estudo mostra que agricultura urbana local poderia alimentar toda São Paulo

Alimentar uma cidade como São Paulo, com seus 22 milhões de habitantes em sua região metropolitana, definitivamente não é simples – mas a solução pode...