TEMPO| Frente fria avança sobre o Sul do Brasil

Hoje quarta-feira (24.02) haverá um avanço da frente fria ao sul do país, mesmo que de forma oceânica, provocará instabilidades significativas em algumas localidades. Já na região centro norte, a grande quantidade de umidade e o forte calor são os fatores que mantêm as condições para os temporais.

A tendência para a quinta-feira (25/02), com o estabelecimento da massa de ar seco, a região Sul do país continuará com o tempo estável no RS, e no centro-oeste de SC e do PR. Mas ainda permanecem as condições de chuva no leste de SC e do PR devido ao fluxo de umidade promovido pela frente fria que já estará afastada do continente.

Além disso, há indicativos para a origem de mais um episódio de ZCAS, que vai pode provocar chuvas desde o sudeste do AM até o ES. Até durante o final de semana (27 e 28/02), não ocorrerão mudanças significativas no padrão da circulação e o destaque será para as áreas que estarão sob influência da ZCAS, onde poderão ocorrer pancadas de chuvas intensas e gerar acumulados significativos de precipitação em alguns pontos entre o sul da Região Norte, MT, GO e entre MG e ES.

Região Sul
A frente fria, mesmo que posicionada no oceano, ajuda a alinhar um grande fluxo de umidade sobre parte dos três estados do sul, de maneira que, o tempo terá condições para eventos significativos. Assim, os temporais poderão ser acompanhados de raios, vendavais e potencial para queda de granizo em grande parte do oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis em SC; na grande região do Noroeste Rio-Grandense no RS; e na região Metropolitana de Curitiba ao leste do PR. Apesar da condição de temporais nas regiões mencionadas, ao sul do RS a influência da massa de ar seco associada a alta pressão na retaguarda da frente fria, vai manter o tempo mais estável entre a região de Uruguaiana à Pelotas.

Por: AGROLINK -Aline Merladete

ÚLTIMAS NOTÍCIAS