Teatro e oficinas ocorrem a partir desta quarta para levar sustentabilidade a escolas

Atividades integram o Projeto Cultural ECO BONECO, que aborda o tema junto à rede pública de ensino. Lorena Sanchez e Ricardo Zimmer são os orientadores das ações da semana, que têm ainda participação do Grupo Pregando Peça.

O Projeto Cultural ECO BONECO está em uma nova etapa, dando início a diversas oficinas com alunos e professores. Nesta semana, Nova Santa Rita começa as novas atividades. Na quarta-feira (3/11), acontece a apresentação da peça “O Segredo da Floresta”, do Grupo Pregando Peça, na Escola Municipal Victor Aggens. Na quinta e na sexta-feira (4 e 5/11), ocorrem os primeiros encontros das Oficinas de Teatro e de Cinema com alunos da Escola Estadual Santa Rita. A programação tem por objetivo chamar a atenção para valores sustentáveis, como a preservação da vida e do meio ambiente.

O projeto terá, ainda, Capacitação para Professores e uma Gincana Cultural envolvendo as cinco cidades contempladas com a iniciativa: Triunfo, Porto Alegre, Montenegro e Rio Grande, além de Nova Santa Rita. A primeira etapa do projeto teve contação de histórias e teatro nos cinco municípios. “É uma programação pensada para que possamos disseminar a mensagem da sustentabilidade, do descarte correto do plástico, das mudanças de hábitos para reduzir a geração de lixo, da busca por um futuro sustentável”, diz Luciane Vilanova, produtora cultural.

Financiado com recursos do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é patrocinado pela Braskem, numa realização do Grupo Pregando Peça com produção da LC Vilanova Projetos Culturais. “A educação ambiental é uma das iniciativas mais importantes de se impulsionar agora para termos um futuro mais sustentável”, afirma o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer. A unidade da Braskem no RS concentra hoje a produção para todo o mundo de eteno renovável, que é a matéria-prima para produção de plástico a partir da cana-de-açúcar. Com esse diferencial, a unidade contribui com o compromisso da Braskem de gerar soluções com menor impacto ambiental.

AÇÕES – A peça “O Segredo da Floresta”, do Grupo Pregando Peça, conta a história de cinco amigos envolvidos em confusões para resolver um sério problema que aflige os moradores da mata: a poluição e a sujeira causadas pelo Seu Porcalhão, o exterminador da floresta. O Macaco Simão, o Jumento Joca, a Gata Angelita, a Girafa Josefina e o Cachorro Nicolau enfrentam a grande missão de expulsar quem está causando a destruição e limpar toda a floresta. As apresentações estão agendadas para quarta-feira, às 10h30min e às 13h30min, na Escola Municipal Victor Aggens, bairro Berto Círio.

Na quinta-feira, estudantes da Escola Estadual Santa Rita começam a Oficina de Teatro, ministrada pela professora, atriz e arte-educadora Lorena Sanchez. A atividade propõe a construção de brinquedos e personagens de contos através do uso de sucata ou de objetos do cotidiano. As crianças são orientadas para desenvolver sua criatividade, imaginação e a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais. O lixo se transformará e, ao final, os alunos estarão aptos a montar pequenas histórias (esquetes) utilizando figurinos, cenários e adereços confeccionados na oficina.

Apresentando a linguagem do vídeo e do cinema para produção de pequenos documentários, a Oficina de Vídeo e Cinema irá ensinar aos estudantes desde as técnicas de captação até o olhar crítico sobre as produções existentes. Elaboração de roteiros, storyboards, figurinos, planos de câmera, visitação a locais de filmagem são algumas das atividades que serão realizadas, sob orientação do Diretor de Cinema, roteirista e escritor Ricardo Zimmer. Com ênfase na necessidade do trabalho coletivo, o grupo participante deverá finalizar um vídeo editado de, pelo menos, 5 minutos (ficção ou documentário).

Cada oficina terá cinco módulos, com encontros semanais das 10h às 12h e das 13h às 15h, se encerrando em 2 de dezembro.

APRESENTAÇÕES – A primeira parte da programação aconteceu em Nova Santa Rita nos dias 6, 7 e 20 de outubro. Foi apresentada a peça “O Segredo da Floresta”, do Grupo Pregando Peça, e as contações de histórias “Germinatudo e Melancolia” e “O Brinquedo Mágico”.

Mais informações podem ser obtidas em www.pregandopeca.com.br.

Contatos da assessoria:

Jornalista Adriane Costa | (51) 98484 5869 | adriacosta@uol.com.br

 

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS