Tatu Escola construída para indígenas do Mato Grosso viraliza no Twitter

No último dia 16 de julho, a usuária do Twitter @munihin_ compartilhou algumas fotos da linda Tatu Escola (Iró’Órãpe), uma obra arquitetônica construída de acordo com pedidos da aldeia indígena xavante Nossa Senhora das Graças, localizada no município de São Marcos, no interior do Mato Grosso. Superfofa, a construção viralizou e conquistou mais de 69 mil curtidas na rede social.

Inaugurada em 2007 durante o mandato do ex-prefeito da cidade Zózimo Chaparral, a escola de Ensino Fundamental foi a quinta unidade educacional entregue às aldeias da reserva xavante de São Marcos naquele ano. Segundo informações do site de notícias “Vermelho“, o ex-chefe do município pareceu se orgulhar do projeto.

Única escola do mundo em formato de tatu, a iniciativa só foi possível por conta do auxílio e interesse de diversas áreas do governo da época em contribuir com políticas de inclusão social.

No decorrer da thread com as fotos, o comentário da usuária Jordana Salamon se destaca e parece resumir bem o sentimento de quem vê a Tatu Escola: “A escola tem olhinhos e orelhinhas […] me diz que os alunos são chamados de tatuzinhos, vai […] aí gente não dá pra preferir prédio em formato de bloco sem graça, olha essa preciosidade”.

Além do tuíte com as fotos, @munihin_, a autora da publicação, também faz parte de uma iniciativa que busca produzir boletins sobre a situação do avanço do coronavírus nas comunidades indígenas brasileiras.

Redação Hypeness

Foto: Reprodução Twitter/@munihin_

ÚLTIMAS NOTÍCIAS