Surfistas de Jaguaruna vão competir nas ondas gigantes de Portugal

Os surfistas Thiago Jacaré e André Paulista representarão Jaguaruna e Santa Catarina em uma competição internacional. Nesta quinta-feira, dia 16, a dupla viaja para Portugal onde irão participar da competição Gigantes de Nazaré e do prêmio Red Bull XXL, da Liga Mundial de Surfe (WCL).

O local é considerado o principal point de ondas gigantes do planeta, onde os chamados big rides costumam bater recordes, puxados por Jet Skis. Eles permanecerão um mês no país europeu onde representarão o grupo Jagua Boys e pretendem surfar as maiores ondas do mundo desta temporada.

O foco dos surfistas é conquistar novas premiações para destacar o potencial do sul de Santa Catarina e surfar ondas históricas para concorrer ao prêmio XXL. “Treinamos bastante e estamos preparados para participar desta temporada e trazer mais essa conquista para a bagagem”, comenta Thiago, que está em sua 5ª temporada em competições internacionais. A última vez que ele esteve em Nazaré foi em 2019, quando inscreveu várias ondas para concorrer ao prêmio. “Estamos focados em trazer esta onda gigantesca, que é a maior surfada da temporada. Estamos bem treinados, com os equipamentos certos e pela primeira vez estou levando uma dupla minha, antes surfava com terceiros”, comenta.

Os surfistas buscam oficializar Jaguaruna como a “capital da maior onda do Brasil”. De acordo com Thiago Jacaré, um projeto já foi homologado em Brasília e estudos estão sendo feitos para mensurar o tamanho das maiores ondas filmadas e fotografadas na Laje da Jagua.

O município apresenta um valioso potencial para o tow-in, surf rebocado. A formação geológica de pedra está a 5,3 km da costa entre os balneários Arroio Corrente e Campo Bom. Quando há tempo favorável e sem vento pode gerar ondas com até 30 pés de altura. Existem poucos locais no Brasil com tamanha qualidade.

Relatos de surfistas locais apontam ondas de até 15 metros- as maiores já surfadas e registradas teriam 13,5 metros. Podem ser as maiores ondas do Brasil. Surfistas renomados já passaram pelo local e comprovaram a façanha. No mês de setembro, o detentor do título mundial de surfe Ítalo Ferreira, primeiro surfista a ganhar medalha de ouro na modalidade nas Olimpíadas visitou Jaguaruna para conhecer as ondas gigantes da Laje da Jagua.

 Folha Regional
Foto: Luis Reis/Divulgação/Folha Regional
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS