‘Superlua de Sangue’ e eclipse lunar total acontecem na quarta-feira

Um show no céu para os amantes de astronomia!  Nesta quarta-feira (26), dois fenômenos simultâneos irão fazer valer a pena olhar para cima: um eclipse lunar total e a maior superlua de 2021 acontecerão ao mesmo tempo!

Sol e Lua estarão em lados exatamente opostos da Terra, possibilitando um eclipse lunar pois o planeta impede que parte da luz do Astro-Rei chegue até o satélite natural. O globo também irá  filtrar a luz, o que dá à Lua um toque avermelhado, ou seja, surge a “Lua de Sangue”.

Infográfico da NASA explica alinhamento do Sol e da Lua

Programação

O primeiro evento da quarta-feira será o eclipse da superlua, que acontecerá na madrugada de 25 para 26 de maio. Quem está no Brasil tem a mesma estimativa de tempo, mas é preciso acordar bem cedo: a imagem parcial do eclipse poderá ser vista a partir das 6h45 (horário de Brasília). Já a superlua vermelha poderá ser vista por meio de transmissões online, feitas por observadores com equipamentos apropriados.

Este será um momento raro, de acordo com a NASA. A agência especial explicou, por meio das redes sociais, que as superluas e os eclipses são fenômenos diferentes e que nem sempre ocorrem ao mesmo tempo. Ou seja: não perca!

Redação Hypeness

Foto 1: Getty Images
Foto 2: Foto: Reprodução/Nasa/Scientific Visualization Studi

ÚLTIMAS NOTÍCIAS