Solidariedade movimenta cidades no Brasil

Oficinas, atividades lúdicas e integração com espaços importantes para as comunidades. Há 15 anos os jovens que estão cursando o Ensino Médio nos Colégios Maristas e no Marista Escolas Sociais vivem a experiência do voluntariado e realizam visitas, troca de experiências, atividades e ações em áreas periféricas dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Neste ano, cerca de 500 voluntários, entre jovens e educadores, estão envolvidos na Missão Solidária Marista, que acontece entre os dias 19 e 01º de fevereiro. As ações, que estão em sua décima quinta edição, acontecem simultaneamente nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná entre os dias 19 e 25 de janeiro. A partir de 26 de janeiro a 01º de fevereiro, os jovens estarão em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde 2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Além de colocarem a mão na massa em ações para melhorar a estrutura de espaços públicos das comunidades, os jovens passam todo o período da Missão, hospedados em casas de famílias que moram nas comunidades. “Com certeza, esse é o ponto alto da experiência para os jovens, que criam laços para a vida e, além de ajudarem a comunidade, também ressignificam muitos sentimentos e valores. Mais do que a marca que deixam nos territórios, os estudantes também vão embora transformados”, salienta Bruno.

Ações e conscientização

Na capital paulista, na Zona Leste, as atividades incluem oficinas de empreendedorismo no Galpão da ZL e no Parque Jacui, oficinas de plantio e jardinagem com o Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, técnicas de reciclagem com os catadores de lixo da ONG Guerreiros de Deus, e nas ações da Pastoral da Criança. Em Curitiba, no Fazendinha os jovens vão conversar sobre advocacy –  prática de cidadania que argumenta em prol da defesa de causas e direitos para influenciar políticas públicas – revitalizar a quadra do Colégio São Miguel e participar de oficinas no Hospital Cajuru e de reciclagem de lixo.

Em São José, (SC), os estudantes vão participar de atividades relacionadas à ecologia e ao meio ambiente, conhecendo ONGs de catadores de material reciclável e atuando no horto florestal da comunidade. Já em Paiçandu, no interior do Paraná, as mulheres da comunidade receberão oficinas sobre empoderamento feminino. Os alunos terão contato com a cooperativa de catadores e promoverão reformas em espaços comunitários. Em Ponta Grossa (PR), no bairro do Santa Mônica e educação de qualidade estará em pauta. Os estudantes vão conhecer as lideranças da região e reformar os muros e quadra de um centro municipal de educação infantil.

Informações Missão Solidária Marista 2020

São Paulo (SP)

Total de jovens que participam: 60 alunos (aproximadamente)
Origem dos jovens: Distrito Federal, Goiás, São Paulo
Local: Marista Escola Social Irmão Justino
Melhores dias para imprensa: terça, quarta e quinta, 21, 22 e 23/1
Atividades: Oficina com as Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, oficinas sobre empreendedorismo no Galpão da ZL, participação na casa de reciclagem Guerreiros de Deus e limpeza das ruas com a ONG Varre Vilas.

Curitiba  (PR)

Total de jovens que participam: 80 alunos (aproximadamente)
Origem dos jovens: Santa Catarina e Paraná
Local: Marista Escola Social Curitiba – Fazendinha
Melhores dias para imprensa: terça, quarta e quinta, 21, 22 e 23/1
Atividades: Oficinas de advocacy, revitalização da quadro do Colégio São Miguel, oficina de reciclagem do lixo e voluntariado no Hospital Cajuru

Paiçandu (PR)

Total de jovens que participam: 80 alunos (aproximadamente)
Origem dos jovens: Santa Catarina e Paraná
Local: Marista Escola Social Anita Cordeiro
Melhores dias para imprensa: terça, quarta e quinta, 20, 21 e 22/1
Atividades: Revitalização da escola municipal, oficina empoderamento feminino e beleza, oficina na cooperativa de reciclagem

Ponta Grossa (PR)

Total de jovens que participam: 80 alunos (aproximadamente)
Origem dos jovens: Santa Catarina e Paraná
Local: Marista Escola Social Santa Monica
Melhores dias para imprensa: terça, quarta e quinta, 27, 28 e 29/1
Atividades: Jardinagem e pintura na Escola Laical, oficina na Casa de Cultura, revitalização do muro do Marista Escola Social Santa Mônica, oficina sobre educação de qualidade.

São José (SC)

Total de jovens que participam: 80 alunos (aproximadamente)
Origem dos jovens: Santa Catarina e Paraná
Local: Marista Escola Social São José
Melhores dias para imprensa: terça, quarta, quinta e sexta 28 a 31/1
Atividades: Atuação na Ong de catadores de material reciclável e no horto florestal, formações sobre o Sínodo da Amazônia e círculos de cultura

Missão Solidária 2020

Em sua 15ª edição, a MSM reúne jovens do Ensino Médio dos Colégios Maristas e Marista Escolas Sociais que trocam as férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2020, os destinos escolhidos são: cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Marista Escolas Sociais

O Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7.700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais que ficam em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.
Para saber mais, acesse www.maristaescolassociais.org.br.

Colaboração: Nathalie Maia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA | Terapeuta e Iridólogo Felipe da Silva, fala de seus atendimentos em Orleans

O Consultório de Terapia Holística no centro comercial Zomer & Berger no centro de Orleans, tem recebido muitos clientes da cidade e de fora...

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29, o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

IMBITUBA | Após denúncias, Procon fiscaliza supermercados e atacadista para coibir aumento abusivo

Em meio a pandemia do novo coronavírus e, por conta de inúmeras denúncias feitas por moradores de Imbituba, a diretoria do Procon municipal realizou,...

Presidente Bolsonaro sanciona lei que aumenta punição a maus-tratos a animais

BRASÍLIA - Em cerimônia com a presença de cachorros no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 29, o projeto de lei que aumenta...