Soldado morto há cinco séculos é encontrado em lago na Lituânia

Há mais de 5 séculos um soldado medieval morreu de causas ainda desconhecidas e os seus restos mortais foram parar a nove metros de profundidade sob as lamas do lago Asveja, no leste da Lituânia.
Hoje, tantos séculos depois foi finalmente encontrado durante uma inspecção subaquática aos pilares da velha ponte Dubingiai construida nos anos 30 do passado século.
“Embora os restos mortais estivessem sob uma camada de sedimentos, não estamos num contexto de enterramento ou depósito propositado. Muito provavelmente essas camadas de sedimentos foram-se acumulando com o passar dos anos e com o movimento das águas.”, refere a arqueóloga Joana Freitas.
Os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius examinaram o corpo e disseram tratar-se de um indivíduo do sexo masculino, bastante novo e que morreu algures durante o século XVI.
” Segundo os relatórios da escavação, junto ao corpo vários pertences foram encontrados levando a crer que se tratava de um soldado. As suas roupas, as suas botas de couro, a sua espada e uma série de objetos e adornos.
É a primeira vez que no país encontram um soldado no mesmo contexto e, este achado é extremamente importante para acrescentar conhecimento sobre os  soldados da idade média europeia, principalmente da  zona do Báltico.”, refere.
Raphael Lucca – MF Press Global/Pauteiro
Créditos de: Divulgação / MF Press Global

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira semana de funcionamento do Pix movimenta mais de R$ 9 bilhões

Mais de 12 milhões de transações financeiras foram feitas na primeira semana de funcionamento do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central....

Senado aprova projeto para aumentar pena a crime cometido por discriminação

BRASÍLIA - O Senado aprovou um projeto aumentando a pena para crimes cometidos por discriminação no Brasil. A proposta foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS)...

Gás natural mais barato pode ser alívio para setor agropecuário

Aprovada em setembro na Câmara dos Deputados, a nova lei do gás aguarda a discussão e votação no Senado. O projeto, que segue agora...

Lojistas catarinenses projetam aumento de vendas no Natal 2020

"Maioria prevê alta acima de 5% e tíquete médio de R$ 198,00, aponta FCDL-SC" Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa...