Síndrome de Ansiedade por Separação

“O impacto no psicológico dos animais de estimação com o fim da quarentena”.

A Petiko, empresa de inovação pet e maior clube de assinaturas para cães e gatos do Brasil, oferece produtos no BOX.Petiko que auxiliam na mudança de rotina dos animais de estimação. Com a pandemia a rotina dos brasileiros sofreu alterações, as pessoas que antes saiam para trabalhar, passaram a atuar por home office, unindo obrigação e lazer no mesmo momento, principalmente os donos de animais de estimação.

Os pets que em outros momentos ficavam em média de 8 horas por dia, sozinhos em casa, passaram a conviver de maneira integral com os seus tutores e tiveram mudança em sua rotina. Com a aceleração da vacinação, as empresas estão se preparando para o retorno de seus colaboradores, e com isso, os pets voltam à rotina anterior, e isso pode gerar impactos no psicológico do animal, como a Síndrome de Ansiedade por Separação, que é definida como o conjunto de comportamentos incômodos apresentados pelos cães em resposta ao fato de terem sido “afastados” do dono, como latidos excessivos, destruição de objetos, xixi e cocô em locais inadequados, entre outros.

Para colaborar com o bem-estar animal, é necessário que os tutores os preparem para esse momento. Por exemplo, começar a deixar o animal algumas horas por dia sozinho é um caminho para retornar ao hábito. Nesses momentos é de extrema importância que seus tutores invistam em produtos que incentivem seu bem-estar através do enriquecimento ambiental, como brinquedos que estimulem a caça, o faro, a mastigação, além do gasto de energia física e mental, evitando assim o estresse do bichinho.

A Petiko, reconhecida por estreitar laços entre tutores e seus pets, vem crescendo ano a ano, e para 2021 a projeção é ter uma faturamento 70% maior que em 2020, isso é devido a proposta em oferecer experiência única nos seus produtos e serviços, principalmente, através do BOX.Petiko, um clube de assinatura com proposta temática diferente mês a mês, produtos personalizados como brinquedos de enriquecimento ambiental, pelúcias, cordas e uma linha variada de petiscos. Tudo de acordo com perfil e preferência do pet. E, isso se encaixa perfeitamente no momento em que estamos vivendo, pois uma equipe seleciona os produtos ideais para cada pet, ajudando os tutores a manterem eles de forma saudável.

“Sabemos que os pets, principalmente os cachorros, são naturalmente agitados, com isso, manter uma rotina para o pet é essencial, pois ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Antes da pandemia, os bichinhos estavam acostumados a passar o dia a dia de um jeito e com a quarentena tiveram que se acostumar rapidamente com a nova rotina, com o seu tutor em casa. A volta da ‘normalidade’ causará confusão nos pets e isso pode agravar ainda mais os casos de ansiedade, por isso a nova rotina deve ser implantada aos poucos, para que eles se acostumem, e a Petiko busca oferecer apoio e ajuda aos tutores nessa nova fase”, comenta Luciano Miranda – CEO da Petiko.

Sobre a Empresa:

A Petiko é uma empresa de inovação pet que começou como um portal de conteúdo pet e passou a ter um clube de assinaturas, nascida do amor de três jovens amigos pelos animais, e hoje é reconhecida por atuar com BOX, SHOP e BLOG e agora, aplicativo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS