Serviço de Acupuntura no tratamento de doenças crônicas é retomado em Içara

Após dois anos sem atividades, o Governo de Içara, por meio do Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Cefito), retomou o atendimento do serviço de acupuntura na cidade, voltando assim a oferecer o procedimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar desenvolvida na China, ela utiliza agulhas muito finas que são inseridas através da pele, em determinados locais do corpo, para fins terapêuticos ou preventivos. Desde a retomada em julho, dez pacientes estão em tratamento.

A acupuntura foi inserida no SUS em 2006, a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

“As agulhas são capazes de minimizar dores e tratar doenças a partir da estimulação dos meridianos ou canais de energia. Consequentemente, a energia volta a fluir pelo corpo harmoniosamente, de um ponto a outro, atingindo terminações nervosas ligadas a importantes órgãos e vísceras. O princípio é restaurar e manter o equilíbrio da energia, permitindo que o organismo mantenha sua vitalidade. A acupuntura pode ser usada para diversas situações, incluindo os quadros de dor musculoesquelética, além de distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse”, conta o fisioterapeuta e coordenador do Cefito, Milton Ricardo de Medeiros Fernandes.

Após um exame minucioso, que inclui a entrevista do paciente e o exame da língua e pulso, é estabelecido o diagnóstico sindrômico energético. E então define-se quais pontos serão punturados, ou seja, receberão as agulhas através da pele. “É indicado para pacientes que apresentam quadros de dor crônica, dores estas que duram mais de 3 meses, associados à sintomas relacionados à saúde mental, que acabam deixando o sistema nervoso central mais sensibilizado”, revela o especialista em acupuntura e fisioterapia.

No município de Içara os atendimentos são realizados nas segundas e quartas-feiras pela manhã, no Centro Municipal de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (CEFITO). “Já estamos observando resultados nesses pacientes que estão em atendimento. Um exemplo é um cidadão que chegou com um quadro de paralisia facial. Para a medicina tradicional chinesa se deriva de uma obstrução na circulação de energia e sangue nos meridianos que se estendem pela face, devido à invasão dos fatores patógenos e exógenos de vento e frio.

Este paciente estava muito preocupado em razão de uma entrevista de emprego, ele tinha medo de não conseguir sua aprovação justamente pelas sequelas nos movimentos dos músculos da face. Conseguimos uma boa recuperação, sendo realizados até o momento quatro atendimentos, uma vez por semana. O paciente conseguiu ser aprovado e garantiu o emprego”, lembra o fisioterapeuta.

Os benefícios da acupuntura, segundo o fisioterapeuta, são os mais diversos. “Podemos resumir os benefícios como o restabelecimento do equilíbrio do corpo ao promover efeitos analgésicos e a desinflamação de áreas afetadas pelo acúmulo de energia, que geram dor e uma série de outros sintomas”, conclui.

Com informações OCP News 

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS