CRICIÚMA | Semana de Carreiras e Empregabilidade aproxima empresas e estudantes do Colégio e Faculdade

Estudantes do Colégio e da Faculdade Satc estão participando de uma semana de formação profissional e aprendizado. A Semana de Carreiras e Empregabilidade uniu os dois níveis de ensino, permitindo uma aproximação com o mercado de trabalho, mesmo em tempos de aulas remotas. Empresários, gestores e profissionais de Recursos Humanos trouxeram um raio-x dos segmentos, desafios enfrentados e oportunidades de trabalho.

A Semana de Carreiras e Empregabilidade uniu duas ações, a Arena Sete, que é uma proposta de formação dos cursos de graduação, com palestras, workshops e oficinas, e a Feira da Empregabilidade, que traz empresas para dentro da instituição. “Nos últimos sete meses estamos sendo desafiados a fazer sempre coisas novas. Essa semana é uma junção de duas atividades muito importantes, mas que reforçam essa atuação da Satc junto ao setor empresarial sul catarinense, trazendo a indústria para cá e apresentando ela aos nossos alunos”, ressaltou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Na abertura do evento, a palestra com os empresários Edmilson Zanatta, CEO da Farben Indústria Química, e o jornalista Marcello Petrelli, presidente do Grupo ND, trouxe dados sobre o cenário econômico atual, impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus e perfil profissional. “O Brasil é um dos melhores países do mundo, com riquezas e oportunidade, mas o mais importante é a questão da ética e da honestidade. Os jovens têm que nos ajudar muito, fazer esse enfrentamento. Só teremos um Brasil justo se intensificarmos isso no cotidiano”, ressaltou Petrelli.

Sobre as novas rotinas de trabalho, Zanatta, ponderou que é fundamental ter um equilíbrio entre o home office e o presencial, porque há momentos em que a interação ‘olho no olho’ é indispensável. A dica que ele deu aos estudantes é de se manter atualizado. “Estudem sempre. Não saiam da academia nunca, estejam sempre aprendendo. Não sabemos o que vai ter depois da pandemia, mas uma coisa é certa, vamos fazer o nosso melhor”, reafirmou.

Vagas disponíveis

Durante a quinta-feira, foi fortalecido o momento de aproximação com as empresas. Por meio de lives, representantes do segmento empresarial puderam apresentar seus negócios, falar de perfil profissional e também apresentar as vagas que estão em aberto.

A Feira da Empregabilidade foi apresentada em um novo formato e reuniu 14 empresas. “Temos que nos reinventar também. Este é um momento importante, de aproximação e de mostrar as oportunidades aos alunos”, ressaltou a gerente executiva litoral sul do Sesi/Senai e Instituto Evaldo Lodi (IEL).

As interações com os alunos, as perguntas e o feedback mostraram que a oportunidade foi bem aproveitada, tanto por alunos dos cursos técnicos, quanto da graduação.

“Foi importante trazer empresas de segmentos diversos para os estudantes pudessem entender um pouco mais sobre elas. A Feira é um dos instrumentos que temos de manter essa relação com o setor produtivo. Recebemos a oferta de muitas vagas e os indicadores que revelam que o mercado está aquecido”, destacou o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano Ugioni.

A palestra de abertura e as lives com os representantes das empresas podem ser acessadas no canal da Satc no Youtube.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gruta de acesso as localidades do interior de Orleans está sofrendo invasão de furto de flores

As caminhadas costumam começar bem cedinho principalmente nos fins de semana e feriado, e seguem até por volta das 16h já que escurece cedo,...

Morre voluntário brasileiro de testes de Oxford; empresa não diz se ele tomou vacina ou placebo

SÃO PAULO - Um voluntário brasileiro da pesquisa da vacina contra a covid desenvolvida em parceria pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca morreu por complicações da covid-19. Não se...

Núcleo Jovem de Içara lança canal no YouTube com Talk sobre marketing nesta quinta-feira

O Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Içara vai estar presente também no YouTube a partir desta semana. A primeira participação na plataforma de...

Com lojas fechadas por 26 dias em meio à pandemia, varejo de Criciúma precisou de reinventar

"Presidente da CDL, Andréa Salvalággio, compartilhou aprendizados no Alfa Talk desta semana". Desaprender para reaprender. A máxima de muitos setores durante a pandemia não foi...