Sem luz desde 3ª feira, Macapá decreta estado de calamidade pública

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (PT), decretou nessa 5ª feira (5.nov.2020) estado de calamidade pública por 30 dias. Dos 16 municípios do Amapá, 14 estão sem eletricidade desde a noite de 3ª feira (3.nov).

Nós alteramos o decreto de calamidade pública em razão do apagão. Estava só para pandemia. Estamos tendo dificuldade de comprar outros tipos de insumos. Então o decreto de calamidade pública vai nos ajudar a resolver problemas nesses dias enquanto não se encontra solução definitiva do apagão“, disse Clécio Luís.

O prefeito assinou outro documento autorizando postos de combustíveis a funcionar 24 horas por dia. Por causa de medidas de prevenção contra a covid-19, os locais podiam ficar abertos de 6h até 22h.

A prefeitura disponibilizou 6 caminhões pipas. Dois serão usados para abastecer hospitais e UBSs (unidades básicas de saúde) e 4 para bairros da cidade, ainda não especificados. Como a água fornecida não é potável, deve ser usada apenas para afazeres domésticos e higiene pessoal.

A segurança nas ruas foi reforçada. As escolas e UBSs terão apoio da Guarda Civil Municipal. A Defesa Civil, assistência social e zeladoria urbana estão disponíveis em caso de novas chuvas.

Na 3ª feira (3.nov), incêndio atingiu uma subestação de Macapá e danificou 2 dos 3 transformadores. O 3º está em manutenção desde dezembro de 2019.

O dano nos equipamentos fez com que o abastecimento fosse interrompido nas linhas de transmissão Laranja/Macapá e nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem a região. Veja fotos e vídeos.

O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) disse na 5ª feira (5.nov) que o restabelecimento de até 70% da carga de energia elétrica no Amapá deverá acontecer nesta 6ª feira (6.nov).

O fornecimento de 100% da energia só será retomado em 15 dias, quando 1 segundo transformador chegará ao Estado. A segurança do sistema elétrico, porém, só estará estabelecida em 30 dias, quando o 3ª transformador for instalado.

Reportagem do Poder 360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Catador de recicláveis encontra recém-nascida em lixeira de Camboriú

Uma recém-nascida foi encontrada por um catador de materiais recicláveis, no último sábado, 28, dentro de uma caixa de sapato, na lixeira de um prédio de Balneário Camboriú, no...

SÃO LUDGERO | Homem fica gravemente ferido após ser atropelado

Em São Ludgero, um homem ficou em estado grave após ser atropelado por um caminhão. O acidente aconteceu no fim da manhã deste domingo...

LAGUNA | Anuncia o 28° óbito e SC estuda medidas mais enérgicas para conter o vírus

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou, neste sábado (28), 39 novos casos da Covid-19 em Imbituba. Do total, 19...

PRF gera prejuízo de mais de R$ 21 milhões ao crime organizado em menos de 30h

De norte a Sul do país, foram registradas diversas ocorrências que resultaram em cerca de 5 toneladas de drogas apreendidas e dezenas de veículos...