Sem atividades em sala de aula, Santa Rosa de Lima promove melhorias nas escolas

No período em que as aulas presenciais estão suspensas, como medida de prevenção do contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Educação e Desporto de Santa Rosa de Lima tem aproveitado o momento para realizar ações de melhorias estruturais nas suas unidades escolares, o Centro Educacional Santa Rosa de Lima e o Centro de Educação Infantil Recanto Alegre.

As ações consistem em reparos dos brinquedos do parque infantil; limpeza dos pátios e higienização dos ambientes internos e salas de aula; pinturas; aquisição de equipamentos, entre eles ar-condicionado e máquina de lavar roupas, entre outras. “São medidas que resolvemos tomar como forma de melhor preparar o ambiente escolar para quando nossos alunos retornarem”, conta a secretária de Educação e Desporto, Schirlei Rodrigues.

Todas as ações são realizadas com recursos próprios da prefeitura.

Aulas à distância

Como medida para garantir a continuidade dos conteúdos escolares neste ano letivo, a Secretaria de Educação segue administrando no formato de atividades pedagógicas não-presenciais. Entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as atividades on-line foram estabelecidas a partir de 6 de abril. Já para as turmas do 1º ao 5º ano, e também da Educação Infantil, começaram em 20 de abril.

As atividades têm sido realizadas de diferentes forma, com o uso principalmente de ferramentas eletrônicas. Para as famílias que não possuem acesso à internet, é providenciado material impresso. E ainda para quem não consegue buscar as atividades impressas na escola, a secretaria ainda providencia a entrega na casa do aluno.

“Este é um momento único e, por isso, precisamos da colaboração de todos. Sabemos que esta situação não está sendo fácil para os alunos e seus familiares, nem tão pouco para os professores. Por isso, fico muito orgulhosa de ver a dedicação de nossos profissionais diante desta situação. Estão todos engajados nesta batalha, dando o máximo de si. Precisamos nos unir cada vez mais, família e escola, afinal é do futuro de nossas crianças que estamos tratando”, enfatiza a secretária Schirlei.

Retorno

A respeito do retorno às atividades normais em sala de aula, a Secretaria informa que ainda não há uma data certa. A suspensão segue por tempo indeterminado, até que a atual situação envolvendo a pandemia esteja mais segura para as crianças e seus familiares.

Mas é certo que, apesar das dificuldades, os alunos de Santa Rosa de Lima não serão prejudicados quanto ao ano letivo. “Muitos pais e alunos têm nos perguntado se o ano letivo estaria perdido. Não está. Não sabemos quanto tempo os efeitos desta pandemia vão continuar interferindo no calendário escolar, isso é fato. De qualquer forma, as atividades não presenciais serão consideradas no cômputo final de horas. Existe a possibilidade de adentrarmos o mês de janeiro para reposição. Por isso, para garantir que as horas não presenciais sejam válidas, contamos com o apoio das famílias”, conclui Schirlei.

Comunicação | Prefeitura de Santa Rosa de Lima

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo pede 15 dias para apresentar a prorrogação do seguro-desemprego de demitidos na pandemia

BRASÍLIA - Após mais de duas horas de discussão, integrantes do governo pediram a suspensão da votação sobre a prorrogação do seguro-desemprego para quem foi...

criciúma | Artistas da região podem se inscrever em mostra virtual do IFSC

A quinta edição da Mostra Curto-Circuito de Arte e Cultura do Câmpus Criciúma do IFSC será realizada de forma virtual em 2020. O evento cultural acontecerá...

Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09): esperança de uma vida nova

Pandemia do Coronavírus trouxe novos desafios para equipes de captação e de transplantes em todo o Brasil. No dia 27 de setembro comemora-se o Dia...

INSS passa a permitir remarcação de perícia médica por meio do 135

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai permitir a remarcação de perícia médica por meio da central 135. A nova regra vale para...