Se todos ficássemos em silêncio por um ou dois meses, ou se ao menos falássemos mais baixo, provavelmente a pandemia do novo coronavírus se reduziria radicalmente ou poderia até mesmo desaparecer. Essa é uma conclusão lógica, por mais que ilustrativa, a que especialistas chegam a partir dos variados sobre as formas de transmissão da Covid-19 – que se espalha principalmente por gotículas expelidas por nossas bocas quando tossimos, espirramos, mas também quando falamos – e ainda mais quando gritamos.

Evitar o grito pode ajudar a combater a disseminação da pandemia © Getty Images
Segundo o professor José-Luis Jimenez, da Universidade de Colorado, se fosse possível o silêncio absoluto de todos poderia ser uma arma bastante eficaz para controlar a pandemia. “A verdade é que se todos parassem de falar por um ou dois meses, a pandemia provavelmente desapareceria”, afirmou. E como a velocidade e a força com que o vírus é lançado da boca de quem está contaminado está relacionada com uma expansão maior da doença, se falarmos mais baixo, sem gritos e com distanciamento social, o contágio também se reduziria consideravelmente – e a conclusão evidencia ainda mais a importância do uso de máscaras no combate à Covid-19.
© Getty Images

O distanciamento é parte fundamental do combate à Covid-19 © Pixabay
Se o silêncio não é possível e pode nos fazer ainda pior, falar baixo e suavemente pode nos ajudar a reduzir a pandemia – e, de modo geral, ficarmos atento à maneira que nos comportamos e ao uso de máscara nesse momento é fundamental para cuidarmos de nossa saúde e da saúde de todos.
Redação Hypeness
© fotos: créditos | Capa : © Pixabay