SC amplia produção de trigo, soja e milho

produção de grãos no estado de Santa Catarina, especialmente de trigo, revelou-se com tendência de alta.O volume previsto de 353,4 toneladas do grão representa um recorde de produção, dentro da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que começou no ano de 1977. E a área cultivada,  de 101,4 hectares, também é destaque, com uma elevação superior  em 66% à explorada na safra passada. A produtividade de 3.485 quilos por hectare foi também a segunda melhor da série histórica. Os dados estão divulgados no 3º levantamento da safra 2021/22, documento disponível no site da Companhia.

Contribuíram para o bom desempenho do trigo o clima favorável da semeadura à colheita, a constante melhoria nas práticas de manejo por parte do produtor, além do incentivo governamental para aumento de área. Já a soja, grão mais cultivado no estado, experimentou um aumento de área de 4,3%, alcançando 726,2 mil hectares. A previsão é de que sejam colhidas 2,6 milhões de toneladas, valor 13,1% superior ao da safra passada. Graças a um aumento de 8,4% na produtividade, espera-se colher 3.681 quilos por hectare.

Outro dado importante é a estimativa de aumento na produção de milho que deve elevar-se em quase um milhão de toneladas, alcançando 2,9 milhões de toneladas. O cultivo ressentiu-se de prejuízos causados pelo ataque da cigarrinha no ciclo anterior, quando era esperada uma redução na área semeada. Mas os produtores, confiantes em preços atrativos e em um conjunto de estratégias para enfrentar a praga, reduziram a área em apenas 0,7%, alcançando 343,7 mil hectares.

Por: AGROLINK –Eliza Maliszewski

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS