Saudáveis parcerias estão fazendo a diferença no desenvolvimento de São Ludgero

Não existe segredo. São as saudáveis parcerias existentes entre o setor público, privado, entidades e a comunidade em geral que estão fazendo a diferença no desenvolvimento organizado de São Ludgero. Um exemplo disso são as obras de infraestrutura que estão acontecendo nas áreas urbana e rural com a parceria cada vez mais consolidada entre a Prefeitura Municipal, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero Distribuição), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), os Vereadores e a comunidade em geral. Tudo isso está oportunizando a superação de inúmeros obstáculos e concretizando inúmeras obras e ações com mais celeridade rumo ao desenvolvimento saudável e a mais qualidade de vida às famílias, um interesse comum compartilhado entre os envolvidos.

Vamos citar um exemplo na área rural. Imagine na execução de uma pavimentação asfáltica, o acesso a Escadaria do Morro da Cruz, sem a parceria dos moradores na retirada das cercas e liberação dos terrenos para o alargamento da via e a não disponibilidade imediata da equipe da Cegero para mudanças de postes e redes no trajeto para que a equipe da Secretaria de Obras pudesse realizar as várias etapas de sua responsabilidade cumprindo os prazos determinados. A obra poderia até sair, mas num prazo bem mais distante ou algo pior poderia acontecer, o recurso poderia ser perdido após muitos anos de lutas para liberação.

Agora, vamos citar um exemplo na área urbana. Imagine a equipe da Secretaria de Obras trabalhando para deixar as etapas prontas objetivando a colocação da camada asfáltica em várias vias públicas sem a parceria da equipe do Samae no sentido de antecipar a parte de encanamentos de esgoto e água até os terrenos baldios, ou ainda, estar presente com muita rapidez e eficiência nos consertos diante de possíveis problemas em canos com os trabalhos realizados utilizando equipamentos pesados. Ou ainda, a própria equipe da Cegero não realizar as mudanças dos postes, quando necessárias, de forma imediata.

Outros pontos que devem ser considerados e observados que muitas vezes passam despercebidos aos olhos da população, das famílias, estão relacionados aos benefícios gerados quando existe por parte das gestões o foco em resultados e desenvolvimento saudável, usando como ferramenta uma boa comunicação, o diálogo, e a transparência.

No caso de São Ludgero, todas as pavimentações feitas no perímetro urbano, antecipadamente, a equipe do Samae é comunicada pelo Secretário de Obras que, prontamente, planeja e executa as drenagens de água e esgoto feitas num curto espaço de tempo, contribuindo com a otimização do serviço e do dinheiro público, evitando futuros desperdícios e cortes desnecessários de pavimentações para realizar determinadas ligações. A comunicação também é mantida com a equipe da Cegero, antecipadamente, em relação a projeções futuras de investimentos em obras. Em determinadas execuções, se necessário for, existe a ida in loco dos profissionais da Prefeitura, via Secretaria de Obras, Cegero, Samae, e moradores se necessário, visando a busca por a melhor solução através de consenso, com o melhor resultado em prol do coletivo, do bem comum e da qualidade da obra.

Os vereadores também estão inclusos no contexto e são eficientes e rápidos nas tramitações, deliberações e aprovações de projetos que entram em pauta, visando o bem comum. Em São Ludgero, todas as segundas-feiras o Poder Executivo reserva o horário das 7h30min às 10 horas aos vereadores com a finalidade de sanar dúvidas sobre projetos, obras e ações, fazer explanações diversas de projetos futuros, receber sugestões e as demandas da comunidade. Tal atitude está resultando em celeridade na parte burocrática, entre Legislativo e Executivo, são debatidos e dúvidas de legalidade sanadas, havendo entendimento ou consenso, antes que serem encaminhados.

São Ludgero é um município que firmou bons convênios e parcerias ao longo dos últimos anos junto aos Governos Estadual e Federal para execução de obras e ações. Muitos representantes de ambas as esferas a exemplo de deputados estaduais, senadores e deputados federais, independente de sigla partidária, olharam com carinho para a cidade fazendo indicações e liberando emendas parlamentares.

Saiba o que os gestores dizem sobre as saudáveis parcerias:

Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, a ótima sintonia entre Secretaria de Obras, Cegero, Samae, Vereadores e proprietários de imóveis falando em infraestrutura demonstra que todos estão focados na mesma direção, ou seja, direcionando as ações ao desenvolvimento da cidade e o bem das famílias. “São as decisões dos gestores, representantes públicos e a participação da comunidade que direcionam para o que é o mais importante, ou seja, o coletivo. Além disso, existe algo de muita importância que prevalece em todas as gestões, a transparência. A Prefeitura só tem a agradecer a equipe da Secretaria de Obras, o Conselho Administrativo da Cegero e sua equipe, a direção do Samae e seus funcionários, a participação dos proprietários dos imóveis e também a participação dos vereadores nos debates, sugestões e aprovações. Estarmos todos juntos em sintonia, com o interesse comum de construir uma cidade cada vez com melhor para vivermos com nossas famílias, empreendermos, gerarmos riquezas e aumento de renda. Quanto maior a maturidade política, com mais qualidade é o desenvolvimento. Brigas e picuinhas políticas não gera qualidade de vida”, declara.

Para o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, o Conselho Administrativo da Cooperativa não estaria praticando os princípios cooperativistas ao decidir complicar ou atrapalhar a aplicação dos investimentos públicos. “O papel da Cegero é cooperar com o desenvolvimento de sua área de abrangência, contribuir com a qualidade de vida dos sócios e de suas famílias e é isso que estamos fazendo. Existimos para ajudar, fomentar o desenvolvimento e não atrapalhar o progresso”, enfatiza.

A Diretora do Samae, Judite Peters Schurohff, diz que as ações em parceria resultam na diminuição dos transtornos à população, oportuniza melhores resultados, qualidade nos serviços executados e minimiza as interferências após as obras estarem concluídas. “Agradecemos aos nossos colaboradores pelo empenho nos trabalhos e salientamos que todos ganham com esta parceria, em especial, a comunidade”, evidencia a diretora.

Sobre as parcerias o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, é objetivo em dizer que a integração entre os envolvidos se tratando de infraestrutura é cada dia mais saudável, pois todos almejam um só objetivo, ou seja, uma cidade cada vez melhor, mais bonita e organizada. “Quando todos estão dispostos a contribuir, a chegar a um entendimento visando o bem comum, as coisas fluem de forma muito mais rápida”, resume.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Pereira, o Xande, entende que as parcerias são de extrema importância num momento onde o setor público vive uma situação difícil, especialmente, quando os governos Estadual e Federal tentam transferir inúmeras responsabilidades ao poder público municipal. “Brigas, picuinhas políticas e interesses particulares não constroem uma cidade melhor. O que constrói um município melhor são as ações e decisões em prol do bem comum, o diálogo, e os entendimentos para aquilo que é melhor a comunidade de forma geral. E, nós vereadores temos a responsabilidade de legislar e ser favorável aos projetos que geram desenvolvimento e qualidade de vida”, declara.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treviso: Esgoto a céu aberto é tema de indicação

Moradores do Loteamento Nova Esperança estão insatisfeitos com o esgoto a céu aberto. A população procurou o Legislativo e o tema motivou uma indicação...

95 municípios podem ter de realizar segundo turno nas Eleições Municipais de 2020

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 95 municípios com mais de 200 mil habitantes podem ter de promover um segundo turno de...

Réplica da primeira igreja matriz de Orleans, um local que ainda recebe visitantes

A primeira capela da cidade foi construída em 1886 pelo  comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía 4 janelas...

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e de homicídio de recém-nascido e localiza corpos das vítimas

Na terça-feira (22), a Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Criminais de Itapema, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um investigado...