Satc adota protocolo para retorno seguro das aulas

A retomada das aulas presenciais na Satc será feita com segurança, conforme determinam os órgãos de saúde pública para reduzir os contágios com o novo coronavírus. Um protocolo foi montado para atender as orientações, dando mais segurança para estudantes e colaboradores da instituição. A Satc trabalha com o possível retorno das atividades no dia 3 de agosto, mas aguarda as recomendações do Governo do Estado.

O documento foi elaborado pelos técnicos de Segurança da Satc, juntamente com Direção e coordenadores, seguindo orientações que estão nos Decretos e Portarias do Ministério da Educação e Secretarias de Estado da Saúde e da Educação. Em mais de 30 páginas estão estabelecidos os protocolos para estudantes, professores, colaboradores dos setores administrativos, prestadores de serviço e visitantes que venham até a Satc.

“Estamos empreendendo esforços em várias áreas para tudo seja feito com segurança, independente de quem optar por permanecer com as aulas remotas, ou de maneira presencial. Temos um ambiente seguro na medida que estamos cumprindo as regras estabelecidas e que todos, alunos, colaboradores e visitantes, também cumpram essas regras”, pondera o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Para atender a pontos definidos, a Satc fez investimentos na ordem de R$ 1,9 milhão. O aporte de recursos envolve a compra de servidores para a área de TI e para equipamentos de proteção individual (EPIs). Os novos servidores, que já foram adquiridos, darão mais qualidade e segurança no acesso remoto. Também está sendo ampliada a rede wi-fi permitindo mais conexões para quem estiver presencialmente na instituição.

Os equipamentos individuais envolvem a compra de termômetros, máscaras, álcool gel, produtos sanitizantes especiais para limpeza, totens para fixação de dispensers, entre outros itens. Um valor expressivo foi aplicado na aquisição das câmeras termográficas que farão a medição da temperatura dos alunos e colaboradores automaticamente. Elas estarão montadas na entrada principal para quem vem do terminal de ônibus do Pinheirinho, e no estacionamento 2, onde param as vans. Estudantes e professores que tiverem temperatura superior a 37,8ºC serão encaminhados para uma sala de atendimento.

Será obrigatório o uso de máscara individual dentro da Satc. A instituição está preparando uma quantidade significativa de máscaras para doar aos alunos e colaboradores que percam a sua durante as aulas ou o trabalho. Visitantes também só entrarão utilizando máscaras. Haverá álcool gel 70% em vários locais, permitindo a higienização das mãos. Na unidade de Turvo também é obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.

A utilização de salas de aula e laboratórios atenderá aos requisitos estabelecidos, reduzindo a quantidade de estudantes e evitando a troca de materiais entre si. Cantinas e lanchonetes deverão seguir o que determina a Portaria nº 256, da Secretaria de Estado da Saúde, com regras de atendimento ao público. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail faleconosco@satc.edu.br ou no número 0800.648.7600.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Freiras brasileiras são sequestradas por terroristas em Moçambique

Duas freiras brasileiras foram feitas reféns por 24 dias por extremistas islâmicos em Moçambique, na África. Ambas já foram liberadas, mas em estado de...

Pescaria Brava | Pacientes crônicos serão testados

Após os mais de 1,5 mil idosos acima de 60 anos de Pescaria Brava serem testados para o novo coronavírus, a secretaria de Saúde...

Profissionais do setor de eventos farão manifestação nesta terça-feira em Criciúma

Profissionais do setor de eventos do Sul do Estado farão uma manifestação nesta terça-feira (21), em Criciúma, pedindo que sejam ouvidos pelas autoridades governamentais...

Em SP, rede pública volta a partir de 7 de outubro

O Governo do Estado de São Paulo decidiu que as aulas presenciais da rede pública de ensino serão retomadas no dia 7 de outubro....