SATC | Acadêmicos de Design da Satc criam estampa para empresa de SP

Coloridas, divertidas e com uma pegada única. Foi essa a inspiração dos acadêmicos de Design da Faculdade Satc para desenvolver estampas para a Bem Feita Carteiras. A empresa de São Paulo foi parceira em uma atividade desenvolvida no primeiro semestre e que ganha forma agora. Cinco projetos foram selecionados e serão incluídos no rol de produtos da marca. A fabricação já está ocorrendo.

“Hoje em dia tem muita opção incrível no mercado e o mais legal desse projeto foi sair um pouco do circuito comercial e entrar nesse universo mais criativo, autoral e conceitual. É claro que tem que ser comercial o suficiente para ir pro mercado, mas enxergar as inspirações de cada um e ver como eles transformaram os conceitos em estampas foi o mais legal”, explicou a empresária Nara Marques Lourenção, proprietária da Bem Feito Carteiras.

O desafio foi proposto pela professora Solange Bianchini, na disciplina de Design de Superfície. “Eles tinham que criar uma estampa com padronagem contínua para superfícies têxteis e que se adequassem a proposta que a empresa busca”, afirmou a professora.

O primeiro momento foi para conhecer a Bem Feito e um pouco de sua história. Depois, ao longo do semestre, os alunos puderam analisar o mercado, entender qual é o público e fazer o projeto. Eles também criaram os “mockups”, um modelo digital mostrando como a estampa ficaria aplicada no produto. Surgiram projetos divertidos e coloridos, bem a cara da empresa. “Nosso trabalho envolveu muito a pesquisa e as tentativas. Queríamos ter uma boa base para conseguir defender essa proposta e buscar uma causa relevante”, informou o aluno João Jacy Fernandes da Silva.

Foi do grupo dele a ideia da “Onçona”, uma estampa que traz a onça em destaque. “Sabíamos que a Bem Feito é uma marca divertida e queríamos algo que se destacasse, por isso a escolha da onça, um animal que está em extinção e representa tanto. Mas não uma oncinha, como a moda retrata. A onçona é um animal forte, icônico”, comentou o acadêmico Brandon Machado da Silva.

A escolha do tema agradou demais Nara e chamou a atenção em vários aspectos. “A minha favorita foi a ‘onçona’. Nunca tinha imaginado uma onça bocejando. Estampa de onça normalmente é usado de forma sofisticada e sensual e eles trouxeram um bom humor e uma leveza incrível. Mandamos as estampas para serem impressas em tecidos, fiz algumas para testar o material, agora estamos na fase de produção e teste. No fim desse mês já vão para a fotografia para lançarmos tudo no Mercado Conecta que vamos participar em setembro”, informou Nara.

Novas conquistas

Durante a pandemia a Bem Feito foi uma das empresas selecionadas pelo ator e apresentador Fabio Porchat, que aproveitou suas redes para divulgar o trabalho de cinco microempresas. Ele fez a gravação de peças publicitárias de maneira gratuita, apresentando e divulgando o negócio.

“Está sendo incrível, primeiro por lidar com uma agência e um artista desse calibre, aprender como funciona, só de ler o contrato já aprendi muito. A equipe e o Porchat são acessíveis e generosos ao máximo, não foi um projeto qualquer, todos se empenharam muito. Os resultados também estão sendo muito legais, no dia da Live tivemos um boom de vendas e ganhamos muitos seguidores também. Uma outra coisa que isso trouxe foi eu mesma reconhecer que a marca é relevante, a Bem Feito é muito pequenininha e ter sido selecionada me mostrou que consegui construir algo que vale a pena ser visto. Ele tem muita credibilidade e isso afeta diretamente quem olha pra marca, inclusive eu mesma”, ressaltou a empresária.

Assessoria de Imprensa da Satc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Réplica da primeira igreja matriz de Orleans, um local que ainda recebe visitantes

A primeira capela da cidade foi construída em 1886 pelo  comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior. As telhas vieram da França, e possuía 4 janelas...

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio e de homicídio de recém-nascido e localiza corpos das vítimas

Na terça-feira (22), a Polícia Civil, por intermédio do Setor de Investigações Criminais de Itapema, cumpriu um mandado de prisão temporária contra um investigado...

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 09 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de...

Indenização para idosa que perdeu visão após porta de ônibus fechar sobre seu rosto

Uma idosa do Vale do Itajaí, que perdeu a visão depois que a porta de ônibus do transporte coletivo fechou sobre o seu rosto...