São Joaquim e Urupema registraram chuva de granizo

A tarde de ontem domingo (14) reservou uma inesperada chuva de granizo numa faixa localizada às margens do Rio Lavatudo entre as comunidades de Marmeleiro no município de Urupema e Santa Isabel. Mais tarde, também se observou a queda de granizo em diversos pontos de São Joaquim.

O tamanho das pedras de gelo foram relativamente pequenas e com rápida duração, entre 3 a 5 minutos, mesmo assim causou uma grande preocupação aos fruticultores da região que recém haviam iniciado a colheita da maçã na variedade gala.

Apesar da intensidade, os produtores ainda não tem informações dos danos substanciais que a chuva possa ter causado. Algo que só será previsível nos próximos dias assim que um levantamento for concluído, identificando as porcentagens de danos nos pomares das regiões afetadas pelo granizo.


Danos na Maçã

A primeira vista, alguns danos já foram identificados na maçã, logo após a chuva de granizo que atingiu a região de São Joaquim e Urupema na tarde deste domingo (14).

Entre os danos é possível notar que o granizo chegou a magoar o fruto causando, até mesmo, a ruptura da casca em alguns casos. Já do lado dentro da fruta é possível ver uma mancha escurecida causada pelo choque mecânico entre a pedra de gelo e a maçã.

Com informações do site São Joaquim Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS