São Joaquim: Ar Polar indica probabilidade de Neve a partir da próxima semana

Áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria favorece aumento das nuvens com previsão de pancadas de chuva com trovoadas (raios) e risco de temporais primeiramente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, nas outras regiões do estado durante a tarde e noite. Sol e calor com aumento das nuvens entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte com chuva e trovoada no final da tarde e noite. Risco de temporais localizados (chuva forte, raios, granizo e ventania).

Indicativo de frio intenso no decorrer da próxima semana, especialmente nos dias 28, 29 e 30 de junho e 01 de Julho (segunda, terça, quarta e quinta) devido o ingresso de uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil promovendo dias de tempo firme e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as mínimas serão abaixo de 0ºC na maior parte da região.

Indicativo de NEVE para o Topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha entre o final da noite de segunda até madrugada de quarta (dentro desta janela, 28 a 30/06) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera.

É valido ressaltar que a previsão de neve será detalhada no final de semana (confirmando ou não a sua ocorrência, no Canal do Tempo Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho e Meteorologista Piter Scheuer no Youtube ). Por enquanto é apenas um indicativo.

Atenção: bananicultores, fumicultores, hortas comerciais, plantas ornamentais, frutas tropicais (maracujá entre outras culturas), variedades precoces de frutas de clima temperado (danos por geada), pisciculturas tropicais, maquinário agrícola (anticongelante) nas áreas frias do Oeste e aos Planaltos Norte e Sul.

Quem for subir a Serra e o carro tiver mais de 2 anos, aconselhável o uso de anticongelante no radiador.

Atenção à população carente, especialmente aos moradores de rua nas grandes cidades de SC. Risco de hipotermia.

Essa é apenas uma TENDÊNCIA DO TEMPO e pode sofrer algumas alterações ao longo dos próximos dias. Portanto é importante o acompanhamento no site e mídias sociais de Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho (Canal do Tempo e Meteorologista Piter Scheuer no Youtube).

Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer

ÚLTIMAS NOTÍCIAS