Cidades : São João Batista (SC), Riachinho (MG) e Palmeirina (PE) aderem ao programa Famílias Fortes

Desenvolvido na atual gestão, o projeto-piloto do MMFDH já está presente em mais de 50 cidades brasileiras.

O projeto-piloto do programa Famílias Fortes será implementado nas cidades de São João Batista (SC), Riachinho (MG) e Palmeirina (PE). Os acordos de cooperação técnica (ACT) foram assinados entre os municípios e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e publicados no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (24).

– Veja os ACTs de São João Batista (SC), Riachinho (MG) e de Palmeirina (PE)

A iniciativa propõe ações de fortalecimento de vínculos familiares, envolvendo pais e filhos em uma dinâmica de encontros. Com a inclusão dos três municípios, o Famílias Fortes está presente em 56 cidades brasileiras e realiza testes para ampliação na modalidade virtual.

Projeto piloto

As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Para dúvidas e mais informações:

gab.snf@mdh.gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS