Santa Catarina | Não terá tradicional desfile de Sete de Setembro em função da pandemia

Neste ano, o dia 7 de Setembro, que marca as comemorações da Independência do Brasil, não vai levar para as ruas o tradicional desfile cívico-militar em comemoração pela Semana da Pátria. O cancelamento é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Apesar da restrição, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias, promove uma campanha virtual. Além disso, atividades a distância na rede estadual de educação devem marcar as homenagens verde-amarelas.

Todos os cidadãos podem participar da campanha de amor à Pátria. Basta colocar uma bandeira do Brasil ou camisa verde ou amarelo na janela no dia 7 de setembro e fazer parte dessa mobilização das Forças de Segurança de SC.

No início de agosto, o Ministério da Defesa, recomendou o cancelamento dos desfiles em todo o país. Em portaria publicada no Diário Oficial da União (Portaria Nº 2.621), o ministério determinou aos comandantes do Exército Brasileiro, Força Aérea e Marinha do Brasil que orientassem os membros das Forças Armadas para se abster de participar de qualquer evento comemorativo alusivo ao 7 de Setembro.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina e delegado-geral, Paulo Koerich, informou que, em razão desta portaria, e para respeitar as medidas de distanciamento social, as forças de segurança pública do estado não irão realizar eventos comemorativos, como desfiles ou demais programações que possam causar a concentração de pessoas no feriado.

“Essa medida é importante para que a saúde seja preservada em razão da pandemia da Covid-19, mas todo cidadão catarinense pode comemorar o 7 de setembro hasteando uma bandeira defronte a sua residência ou mesmo em suas janelas. Desta forma, nós brasileiros honramos o dia da nossa independência”, explicou Paulo Koerich.

Educação

A Secretaria de Estado da Educação informou que a Semana da Pátria está sendo celebrada à distância pelas atividades não presenciais, com interação on-line ou orientações por atividades impressas.

Para estimular o engajamento dos alunos nesta data, a Secretaria de Educação divulgará as iniciativas pedagógicas e produções dos estudantes para a comunidade. Nas mídias sociais, irá compartilhar ao longo desta semana as ações promovidas nas escolas.

Elisabety Borghelotti/Assessoria de Imprensa/Secretaria de Estado de Comunicação – Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pinguins encontrados mortos no litoral de SP ingeriram isopor, plástico e outros itens

Exames feitos em alguns dos pinguins recolhidos sem vida pelo Instituto Gremar entre 20 de junho e 13 de agosto no litoral de São Paulo revelaram a presença...

Recém-nascida é encontrada dentro de sacola na Zona Norte

Uma bebê recém-nascida foi encontrada dentro de uma sacola pedurada no portão de uma casa no bairro Parque Edu Chaves, na Zona Norte, na...

Confira seu horóscopo exclusivo agora

O CAMINHO DOS ASTROS 51 A vida é um coletivo Urano teve vários filhos, como detestava a todos, mantinha-os presos no interior de Gaia, a Terra....

Urussanga e Balneário Gaivota | Registram óbitos causados pela Covid-19

As cidades de Urussanga e Balneário Gaivota voltaram a registrar óbitos causados pela Covid-19 ontem sábado (19). Em Urussanga, uma mulher de 91 anos,...