Santa Catarina | Ensino médio deve retornar primeiro

Ainda sem uma data definitiva para retorno das aulas presenciais, as atividades nas escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina serão retomadas a partir dos alunos do 3º ano do ensino médio e pelos estudantes que estão com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo.

Inicialmente, serão reforços pedagógicos, e não aulas normais, como ocorria antes da pandemia. “Nós teremos nas escolas professores por área do conhecimento para tirar as dúvidas e reforçar todo aquele conteúdo que foi trabalhado nas atividades não presenciais. Assim, teremos menor quantidade de alunos nas unidades escolares, o que nos ajuda a cumprir os protocolos de distanciamento social”, explicou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades.

As atividades presenciais foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas, a princípio, até 12 de outubro. O retorno depende da evolução da doença no Estado, porém, deve ser opcional

O PlanCon estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças.

Natalino frisou que chegar a um modelo para a consolidação do PlanCon é resultado do levantamento de um conjunto detalhado de demandas específicas da educação.

“Vamos orientar a construção dos planos de contingência da educação nos municípios, a fim de cumprirmos o protocolo para cada escola. Organizamos a capacitação com a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Saúde para as 16 regiões de saúde, para escolas de todas as redes de ensino”, ressaltou o secretário.

Secretaria de Estado da Educação de SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS