Samu para animais é aprovado pela Câmara; saiba mais

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou em primeiro turno a criação do SamuVet, um serviço ambulancial destinado à animais para oferecer primeiros socorros e transporte para animais para hospitais veterinários em risco de saúde.

A proposta do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB) foi elogiado por ter como foco o cuidado de animais de rua que estão sob risco de vida, animais atropelados ou em situação de maus tratos. Se aprovado em segundo turno e ser aprovada pelo governador Ibaneis Rocha, o SamuVet será destinado a todos os residentes do Distrito Federal e autoridades públicas – como a Polícia Militar e o Exército – para realizar atendimentos aos animais.

“Os veículos do SamuVet serão equipados com uma infraestrutura semelhante à de um pequeno hospital, permitindo que o atendimento aos animais seja realizado dentro das normas de segurança e higiene necessárias ao desempenho da medicina veterinária”, diz o projeto de lei.

Esse não é o primeiro serviço público de SamuVET do Brasil. Salvador, Pouso Alegre-MG, Florianópolis e Cachoeirinha-RS, já contam com serviços similares, administrados por ONGs ou pelo próprio serviço público da cidade. Entretanto, esse projeto de lei tem como inovação delegar ao Estado a responsabilidade pelo transporte e pelo cuidado aos animais.

O Distrito Federal conta com o HVEP, o Hospital Veterinário Público, localizado em Taguatinga, que será responsável, em caso de aprovação, pelo cuidado dos animais. Ao contrário dos outros SamuVets implantados até então no país, o projeto de Roosevelt Vilela exige que o serviço seja prestado 24h por dia.

[O SamuVet] trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais”, afirmou o deputado proponente do projeto ao Correio Braziliense, justificando o projeto de lei.

Não existe nenhuma previsão da votação em segundo turno, que colocará o projeto na mesa do governador Ibaneis Rocha.

 Yuri Ferreira : Redação Hypeness
Foto : © Getty Images

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo recria Conselho Nacional de Defesa do Consumidor

Um decreto publicado pelo governo federal recriou o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC). O órgão havia sido extinto em 1990. O objetivo do CNDC...

Zezé Di Camargo e Luciano levam amor ao “Música na Band”

Falar em Zezé Di Camargo e Luciano é associar arte ao romantismo. “Sonhos de amor”, “Fera Mansa” e “A Ferro e fogo”... Quando os...

COBAP | Reabertura gradual das agências do INSS é adiada para o dia 3 de agosto

A Portaria Conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS, publicada nesta quarta-feira, adia para 3 de...

MEC anuncia Enem em 17 e 24 de janeiro de 2021

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta quarta-feira, 8, que o Exame...