InícioNotíciasRS: fortes chuvas deixam pelo menos 4.904 pessoas desabrigadas

RS: fortes chuvas deixam pelo menos 4.904 pessoas desabrigadas

No Rio Grande do Sul, as fortes chuvas que têm afetado o estado causaram até o momento 48 mortes, 9 desaparecimentos, 3.130 pessoas resgatadas, 105 municípios afetados, 4.904 desabrigados, 20.988 desalojados, 359.893 afetados e 943 feridos. Os dados foram atualizados até às 12h de segunda-feira (18), pela Defesa Civil do estado.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos avalia que a temperatura máxima prevista para Porto Alegre é de 30°. Então o calor e a umidade favorecem as tempestades durante a semana no estado.

“A região Sul está em volta com temporais, o calor ainda facilitando e cavados atuando e gerando essas linhas de instabilidade. Essa semana não tem informação de ciclone, pelo menos até quarta-feira (20) não tem essa tendência”, explica.

As equipes de assistência social continuam cadastrando os afetados pelas enchentes nos municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Taquari e Venâncio Aires.

De acordo com o governo do RS, famílias em situação de pobreza são encaminhadas para o programa Volta por Cima, enquanto um novo programa está sendo desenvolvido para os demais afetados. O cadastro visa mapear e identificar quem precisa de auxílio.

Com o objetivo de auxiliar as cidades afetadas por enchentes, o Detran RS disponibilizou guinchos dos Centros de Remoção e Depósitos credenciados que atuam em Muçum. Os donos dos veículos podem solicitar a remoção pelo telefone (51) 99997-8759, para que a Brigada Militar acione os guinchos.

Fonte: Brasil 61