Restauração do Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans é finalizada

No mês de maio, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, oficializou o projeto de revitalização do Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans.

O contrato foi assinado no dia (13/05), pelo prefeito Jorge Koch e o presidente da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), responsável pela execução do projeto, Guilherme Valente de Souza.

Ainda, no referido mês, deu-se início à restauração, com levantamento e compra dos materiais necessários para a limpeza e pintura, pelos responsáveis técnicos da Febave, Valdirene Böger Dorigon, Idemar Ghizzo, Patrick Luiz Antunes e Júnior Serafim Corrêa.

No decorrer do mês de junho, foi instalada linha de vida e iniciada a limpeza com material adequado para preservar a obra e aplicação de produtos para conter a oxidação de metais e reparos das partes faltantes. No final do referido mês, a pintura foi realizada, mantendo a sua originalidade.

Por fim, a prefeitura Municipal instalou nova iluminação, com lâmpadas especiais para dar melhor visibilidade no período noturno, aos munícipes e turistas que visitam o local. Toda a obra foi acompanhada e supervisionada pelos diretores dos departamentos de Cultura, Dra. Andréa Debiasi e  de Turismo, Leomar Brugnara.

“Estamos trabalhando com todo o cuidado e carinho para revitalizar todos os nossos pontos culturais e turísticos do município. O Pórtico é um desses locais. Por isso, nosso empenho em deixá-lo totalmente restaurado para que, tanto a população orleanense, quanto os nossos visitantes possam admirá-lo e prestigiá-lo”, declarou o prefeito.

Edivaldo Lubavem: Assessoria de Comunicação Prefeitura

ÚLTIMAS NOTÍCIAS