Renault e Toyota suspendem produção no Brasil por causa da covid-19

Toyota e a Renault anunciaram, nesta 5ª feira (25.mar.2021), paralisações nas respectivas de veículos por conta da pandemia de covid-19 no Brasil. As empresas anunciaram paralisação na montagem a partir da semana que vem.

A Renault vai interromper as atividades na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir de 2ª feira (29.mar), com retomada prevista para 5 de abril. Já os trabalhadores das áreas administrativas trabalharão em home office.

“A decisão tem como objetivo contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas, e em alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba”, diz informe divulgado pela fabricante francesa.

A Toyota vai parar na semana que vem a produção de suas quatro fábricas no Brasil. A montadora diz que tomou a decisão em conjunto com os sindicatos locais para minimizar a circulação de funcionários, além de atender a antecipação de feriados nas regiões de suas fábricas. A empresa emprega 5,6 mil trabalhadores no Brasil.

A paralisação da Toyota da começa na segunda-feira (29.mar.2021), com retorno previsto para o dia 5 de abril nas linhas de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz. Já a unidade de Indaiatuba retornará no dia 6 de abril.

Também nesta 5ª feira (25.mar.2021), a Nissan do Brasil decidiu suspender a produção na fábrica de Resende (RJ) por causa do agravamento da pandemia de coronavírus no país.  A informação foi divulgada em nota (íntegra – 28KB).

A produção ficará suspensa de 26 de março a 9 de abril. Será retomada em 12 de abril. No período, os trabalhadores da fábrica entrarão em férias coletivas.

Segundo a Nissan, a medida foi realizada “buscando garantir a segurança de seus funcionários como parte do esforço de reduzir o impacto da pandemia, adaptar a empresa ao cenário atual dos desafios enfrentados pelo setor automotivo e garantir a continuidade do negócio”.

Além da Renault, Toyota e Nissan, outras montadoras pararam a produção devido à pandemia no Brasil: General Motors, VolkswagenMercedes-Benz, Scania e Volvo.

Com informações do Poder 360

ÚLTIMAS NOTÍCIAS