Região tem saldo positivo de abertura de empresas

A região registrou, de janeiro até ontem, um saldo positivo de 4.378 empresas constituídas nos 18 municípios que compõem a Amurel. Mesmo com a pandemia do coronavírus, nesse período foram abertas 6.662 empresas e extintas 2.284.

Os dados são ainda mais positivos em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 3.785 empresas abertas a mais – de janeiro a novembro de 2019 foram constituídas 6.171 empresas e fechadas, 2.386.

De acordo com dados da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina), até mesmo os números contabilizados durante o período que iniciou a pandemia do coronavírus (quando também aconteceu a quarentena) foram melhores em relação ao ano passado. De 17 de março a 18 de novembro deste ano, o saldo positivo ficou em 3.317 novas empresas abertas. No mesmo período de 2019, os números foram 2.999 empresas abertas a mais que fechadas.

Tubarão lidera o número de empresas constituídas a mais que extintas neste ano, com um saldo positivo de 1.565. Imbituba (777), Laguna (395), Braço do Norte (341), Capivari de Baixo (294) e Jaguaruna (203) foram as cidades com maior saldo positivo, segundo a Jucesc.

Segundo Luciano Serpa, assessor de gabinete da Jucesc, “os números de 2020 são superiores aos do ano anterior. Isto demonstra claramente que o ambiente de negócios no Estado está em processo de franca recuperação. Estamos otimistas com a retomada dos negócios e empregos. Inclusive no período da pandemia, se compararmos com 2019, o ano de 2020 ainda apresenta dados positivos. O povo catarinense é resiliente e possui uma veia empreendedora”, avalia.

Resultado no Estado

Dados apresentados pela Junta Comercial (Jucesc) mostram ainda um saldo positivo de 344 novos empreendimentos no Estado. Santa Catarina teve 74% a mais de empresas que aportaram em terras catarinenses do que as que migraram para outras regiões. Outro destaque está na abertura de empresas, quando comparado ao mesmo período do ano passado. De um total de 144.092 constituições, o Estado obteve um saldo positivo de 97.947, entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2020. Um crescimento de 14,4%, em relação a 2019, que teve um saldo de 85.457.

Reportagem: DS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Roubo em Criciúma teve ao menos 30 criminosos e é o maior já registrado em Santa Catarina

SÃO PAULO - A Polícia Civil de Santa Catarina suspeita que a quadrilha fortemente armada responsável por praticar um mega-assalto contra o Banco do Brasil em Criciúma seja...

Vacina ideal contra covid-19 tem dose única

BRASÍLIA - O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse nesta terça-feira, 1º, que a vacina ideal contra a covid-19 seria de dose única e armazenada em...

Trabalhadores terão nova chance de solicitar saque emergencial do FGTS

Trabalhadores de todo o País que não solicitaram o Saque Emergencial do FGTS  (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vão ter um nova...

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais...