Rampas náuticas às margens do Rio Tubarão são inauguradas

As rampas náuticas às margens do Rio Tubarão foram inauguradas nesta quarta-feira (15),  feriado municipal da padroeira Nossa Senhora da Piedade. A solenidade foi realizada na avenida Marechal Deodoro, ao lado da passarela  Ângelo Antônio Zaboti, em Tubarão.

Os equipamentos buscam favorecer a prática de esportes náuticos, promover a aproximação da população ao rio, além de auxiliar nos serviços de segurança pública, possibilitando o acesso de embarcações do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil.

A inauguração contou com a presença de remadores do Rio Grande do Sul (RS), além de esportistas da região, e a presença de caiaques, canoas havaianas e stand up paddle.

O Rio Tubarão é o nosso mais belo cartão-postal. Estamos com a implantação do sistema de tratamento de esgoto, que com mais de 25% de esgoto recolhido e tratado deu nova vida ao rio. A passarela de concreto permite às pessoas poder contemplar melhor esse cenário. E, agora, as rampas náuticas que serão um local de encontro e de lazer para todos bem perto do leito do rio”, comentou o prefeito Joares Ponticelli antes da inauguração.

A ideia de que o rio pudesse possibilitar a execução de esportes no local surgiu em 2019 durante a construção da passarela  Ângelo Antônio Zaboti. Após o grupo formado por Alexssandro Demathe, Marcos Giraldi, Guilherme Nunes Bressan e Rodrigo Althoff Medeiros apresentarem a ideia ao prefeito Joares Ponticelli, foi realizado um projeto pelo Escritório Modelo de Arquitetura da Unisul (EMAU), sob a coordenação do professor Jony Coelho e Rodrigo Althoff, como coordenador do curso de arquitetura.

Após o start oficial, o grupo organizou o Remando pelo Rio Tubarão, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, com a entrega simbólica do Remo Tubanharô ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte Luiz Ernani Buerger. Com o passar do tempo, o projeto inicial teve algumas alterações para melhor adaptação, trazendo um equipamento mais funcional aos tubaronenses.

As rampas, uma em cada margem, foram construídas pela Tubarão Saneamento, concessionária dos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário, como ação compensatória acertada junto à Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), por conta da implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto.

A estrutura da margem direita tem 15 metros de largura por 25 de comprimento e é destinada ao acesso de veículos para embarque e desembarque de equipamentos como barcos e motos aquáticas (jet ski).

No lado oposto, a rampa é um pouco menor, com 15 metros de largura e 15 de comprimento, e conta com uma escadaria, apropriada para pedestres e a utilização de equipamentos manuais como caiaques.

Sul. Agora

Foto: Divulgação : Sul Agora

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 4)
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS