Rally Dakar 2020, na Arábia Saudita, terá mais lageano

O Rally Dakar, edição 2020, que vai acontecer no deserto da Arábia Saudita, no Oriente Médio, contará com a participação de mais um lageano. Além do navegador Gustavo Gugelmin, Mayckon Padilha, o Rato, de 35 anos, também representará Lages e o país no maior rali do planeta.

Ele vai participar da prova como mecânico, justamente da equipe de Gustavo, com quem trabalha há anos. Gustavo vai disputar a competição na categoria UTV, pela Equipe Monster Energy Can-Am, com um Can-Am Maverick X3, ao lado do piloto paulista Reinaldo Varela.

Rato é mecânico de carros de competição e de motos desde 1997. Ele foi convidado para atuar no Dakar depois de fazer um curso de dois meses em Lisboa, em Portugal. Além de mecânico, também atua de navegador e já disputou três edições (2015, 2016 e 2019) do Rally dos Sertões.

Os mecânicos são fundamentais para garantir o bom desempenho dos pilotos e navegadores na prova. Eles viajam o dia todo dentro de um caminhão ou carro, carregando na bagagem ferramentas, peças e parafusos.

Muitas vezes, atravessam a noite fazendo a manutenção do carro e continuam fazendo o trabalho no dia seguinte, se o carro de corrida apresentar problemas durante a prova.

“O trabalho é duro e cansativo. A gente viaja com a equipe, acompanhando os competidores durante os deslocamentos. Tem dia que a gente anda de 600 a 700 quilômetros”, conta Mayckon. Ele lembra que acompanhou de moto a equipe de Gustavo no Dakar de 2018 e 2019, e por isso, tem certa experiência neste tipo de competição.

Dakar 2020

O Rally Dakar acontece de 5 a 17 de janeiro. Ao todo, o percurso da prova compreende 7.856 km, sendo 5.097 km de trecho cronometrado e 2.759 km de deslocamento. A programação contará com um dia de descanso, o sábado, 11 de janeiro, com a pausa programada para Riad, capital da Arábia. O espanhol e ex-piloto da F1, Fernando Alonso, também vai disputar a competição.

A dupla Gustavo Gugelmin e Reinaldo Varela vai buscar o bicampeonato na categoria (eles venceram o Dakar de 2018 e são os atuais campeões do Rally Cross Country). Além de UTVs, o evento reunirá motos e carros, movimentando os melhores pilotos, navegadores e mecânicos do planeta.

Com informações do Correio Lageano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Urussanga e Balneário Gaivota | Registram óbitos causados pela Covid-19

As cidades de Urussanga e Balneário Gaivota voltaram a registrar óbitos causados pela Covid-19 ontem sábado (19). Em Urussanga, uma mulher de 91 anos,...

Como a Covid-19 afeta o cabelo dos infectados; pessoas relatam queda massiva

Diversas pessoas ao redor do mundo estão relatando uma aumento no queda de cabelos após terem sido infectados pela covid-19. Cientistas espanhóis estudam a questão, mas a...

Mundo | Governo da Sicília doará 3 mil euros para quem casar na ilha

Para estimular o turismo e o faturamento das empresas do setor, o governo da Sicília está oferecendo 3 mil euros para os casais que...

Facebook é acusado de assistir usuários do Instagram via câmera do celular

O Facebook está sendo processado por assistir usuários do Instagram via câmera do celular, mesmo quando ela está desativada no aplicativo, afirma uma notícia do site Bloomberg. Segundo o portal...