InícioNotíciasQuem não sacou abono em 2019 já pode pedir valores

Quem não sacou abono em 2019 já pode pedir valores

Quem não sacou seu abono salarial em 2019 já pode pedir a retirada dos valores desde a última quinta-feira, 31. O benefício pode ser pedido via telefone, aplicativo ou e-mail. Há cerca de 320 mil trabalhadores que podem fazer o saque, num valor que somado passa de R$ 208,5 milhões.

Os trabalhadores que preferirem o saque presencial devem procurar uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência para pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

É possível solicitar via central Alô Trabalhador, no telefone 158. Também é possível fazer o procedimento, por e-mail, enviando o pedido de recurso administrativo para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde o trabalhador habita. O requerimento pode ser feito pela  Carteira de Trabalho Digital, disponível para os celulares dos sistemas Android e iOS.

O benefício é de direito do trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).