Quatro toneladas de peixes em extinção são apreendidas em barco no Porto de Laguna

Denúncias anônimas levaram a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna a aprender cerca de quatro toneladas de peixes em extinção que estavam em um barco no Porto de Laguna quando fazia o transbordo para um caminhão. O fato aconteceu perto do meio-dia desta terça-feira, 5, e pode resultar em multa milionária.

Ao Portal Agora Laguna, o capitão Fernando Magoga, comandante da corporação em Laguna, explicou que a quantia apreendida não foi o que mais chamou a atenção da guarnição e sim, as espécies encontradas, que passam por garoupas verdadeiras, bagre branco e cações viola e anjo.

“São vários peixes que estão na lista de extinção e são extremamente protegidos. Por exemplo, o bagre-branco que foi encontrado não pode ser pescado em nenhum momento, já a garoupa, apesar de estar na lista, há um plano de recuperação que permite, mas há requisitos a serem cumpridos”, disse o oficial.

O pescador, J.A.C., confessou ser dono do pescado. Segundo as primeiras informações colhidas pelas guarnições da corporação, o barco seria procedente da cidade de Passo de Torres, no extremo Sul catarinense.

Entre os peixes, foram localizadas 686 garoupas-verdadeiras. No dia anterior, a PMA já havia apreendido o mesmo pescado em Imbituba e aplicado multa estimada em R$ 200 mil e na ocorrência desta terça, a penalidade pode alcançar até R$ 12 milhões.

O homem irá responder criminalmente e administrativamente pelos crimes. O pescado apreendido foi doado a entidades sociais de Laguna cadastradas na corporação, conforme política adotada pela PMA em Santa Catarina.

Com informações do Portal Agora Laguna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF e clubes mantêm proibição de torcedores em jogos do Brasileirão

Os torcedores de futebol deverão permanecer fora dos estádios durante os próximos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em decisão anunciada na tarde deste sábado (26),...

Briga por cocô de cachorro acaba em morte em Blumenau

Uma discussão antiga entre vizinhos acabou em morte na tarde deste sábado (26), no bairro Velha Grande, em Blumenau. Segundo a Polícia Militar, o...

A mandioca, gostosa e versátil, faz bem à saúde e foi até o ‘alimento do século’

A mandioca acaba de ser promovida de “alimento dos pobres” para “alimento do século 21”. Quem afirma é a Organização das Nações Unidas para...

Motoristas que disputaram “racha” no centro da cidade prestarão serviços comunitários

A 2ª Câmara Criminal do TJ condenou dois homens que participaram de uma corrida de carro, em prática popularmente conhecida como racha, em cidade do...